sábado, outubro 28, 2023

Cristão, você assume o que crê?

     “Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida.” I Timóteo 1.5

      O propósito deste texto não é criticar a crença dos outros, mas, quiçá, ajudar as pessoas a assumirem suas crenças. Há muito cristão ligado oficialmente a igrejas, ouvindo pregadores, verbalizando doutrinas, mas não tendo dentro de si noção do que ouve e diz, muito menos convicção do que acha crer. Se tem algo que de um jeito ou de outro Deus pede de todos é coerência, hipocrisia é filha da incoerência e incoerência é amante da mentira. Deus só pode começar a trabalhar em nós quando assumimos nossa verdade, verdade não é boa nem ruim, é só verdade, na verdade não há hipocrisia, mas harmonia entre palavras e obras. Deus não pode trabalhar em nós se não entregarmos a ele o que somos de verdade desejando ser melhorado. 
      O que tua fé te permite crer? Se se diz evangélico saiba que tua doutrina prega penas eternas, assim céu e inferno irreversíveis na eternidade, onde não haverá mais livre arbítrio, oportunidade de escolha, portanto chance de mudar o céu ou o inferno em que se está. É isso que você acredita? Nisso implica pensar que as pessoas não podem mudar de opinião, quem errou aqui no mundo e não obedeceu a Deus seguirá assim pela eternidade, e durante todo o terrível sofrimento que experimentar nunca pensará em se arrepender ou clamar pela misericórdia de Deus para que esse mude sua sorte. Pense profundamente em tua própria vida no mundo, nas teimosias que manteve, nos remorsos que experimentou, nos arrependimentos que teve…
      Mas pense também que um Deus de luz, paz e amor, que foi assim durante nossas curtas passagens pelo mundo material, não será igual durante os milhões e milhões e milhões de anos na eternidade, Deus simplesmente mudará, de agregador por seu amor será um separador por sua ira. É nisso que você acredita? Que Deus muda? Não estou dizendo que o amor de Deus deva ser maior que sua santidade, mas que quem se coloca como evangélico, precisa assumir que crê que o amor de Deus fecha as portas no plano espiritual, que Deus existirá eternamente sabendo que muitas de suas criaturas, como o cristianismo chama não salvos, estarão em danação infinita, sem nenhuma chance de modificar escolhas erradas feitas no mundo. 
      Contudo, quem se coloca como cristão conservador, guardião da tradição judaica-cristã da família e da sexualidade, precisa aceitar que muitos que se expressaram homoafetivamente no mundo, que não foram promíscuos, nem libertinos, mas que só viveram suas verdades, verdades afetivas que nasceram com eles e que não puderam ser mudadas, que esses, por estabelecerem uniões estáveis com pessoas do mesmo sexo e até terem adotado filhos e os criado bem, também estarão eternamente nas chamas infernais. É isso que você crê? Como cidadão de um tempo quando a ciência mostra que o ser humano é bem mais complexo que pensava ser o homem dos tempos bíblicos, você acha que é só isso, o homem e a mulher do Éden? 
      Como dito no início, o intuito deste texto não é discordar, mas fazer-nos pensar em todas as implicações de nossas crenças. Constato algo estranho, muitos cristãos mantêm dentro de si conscientes inconsistências, respeitam o que igrejas e pastores dizem, mas não levam isso a sério em suas relações com a realidade, no dia a dia na sociedade, agem como se concordassem com o que eles chamam de “mundo”. Muitos cristãos simplesmente não assumem suas crenças, não de verdade, por isso não sabem compartilhá-las com inteligência e não sofrem, aceitam certos assuntos como não discutíveis. Isso inclui pastores, que não vão a fundo em muitos temas, taxam certas orientações como dogmas para não pensarem e, talvez, não sofrerem. 
      O que tua fé te permite crer? As pessoas acreditam naquilo que podem acreditar, que cabe em suas cabeças, que as deixa confortáveis e não prioritariamente com Deus, mas com o grupo social com o qual querem conviver. Muitos creem de um jeito porque os próximos a eles creem desse jeito, assim para terem amigos e aprovação acreditam igual. Poucos têm coragem de se levantarem contra a sociedade em nome de uma verdade maior, poucos têm coragem para ficar sozinhos em nome de uma crença pessoal, poucos de fato creem em Deus acima do que os homens dizem crer em Deus, principalmente se esses homens são religiosos. Seja como for, sejamos coerentes, assumamos nossas crenças até suas últimas consequências. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário