quinta-feira, outubro 12, 2023

Respeito à fé alheia

      “Guardando o mistério da fé numa consciência pura.I Timóteo 3.9
      “Sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão.Gálatas 3.7

      O dia doze de outubro é o dia de “nossa senhora aparecida”, considerada pelos católicos a padroeira do Brasil. Muitos evangélicos veem as cenas veiculadas pela mídia nesse período, mostrando a veneração de milhares por essa “santa”, com certo incômodo. Como é tradicional no meio protestante, dar a seres humanos, mortos ou não, o valor, que conforme os evangélicos dizem, só Jesus merece, é idolatria. Católicos respondem a isso dizendo que não adoram ídolos, sejam em imagens ou estátuas, mas à Maria, em especial, devotam um valor especial já que ela é tida por esses como “mãe de Deus”. No entendimento que chegou esse que vos escreve, limitado mas sincero e buscado com tempo, estudo e vida com Deus, cometem-se vários enganos nesse assunto, por todos os lados, sejam por católicos, sejam por protestantes.
      Em primeiro lugar precisamos pensar um pouco fora da tradição religiosa sobre sobrenaturalidades aliadas a nascimento, vida, morte e ressurreição do Cristo, e pensar não que é pecado. Não nego a prática moral diferenciada do Cristo, referência mais elevada de vida virtuosa na Terra e papel espiritual eterno que tem como porta mais alta para Deus, contudo, será que Deus precisou de uma “esposa”, dar a um ser humano uma posição em vida e pós-morte superior, para cumprir seu propósito em Jesus? Ainda que creiamos na concepção espiritual de Maria, virgem e milagrosa, até que ponto isso a coloca numa posição superior, muitas vezes até da posição do próprio Cristo? Sim, não podemos negar que Maria foi um ser humano diferenciado, mas chamá-la de “mãe do Deus filho” e assim, de “esposa do Deus pai”, não é demais?
      Para muitos católicos só pensar em reavaliar dogmas já é sacrilégio, não entendem que muitos dogmas são tradições de homens, não foram ditados por Jesus homem e nem são legitimados pelo Espírito Santo hoje. Por lado temos a posição protestante, fechada, que se achando renovadora do evangelho original, só criou novos dogmas. Essa posição despreza algo muito importante, não é a autoridade da Igreja Católica, nem uma pretensa propriedade de verdades cristãs oficiais dessa, mas a fé sincera do ser humano. Se a Igreja Católica se mantém e ainda se manterá por muito tempo, é porque Deus procurou e achou fé sincera do bem nos católicos e achou. Em meus quarenta e seis anos como protestante, minha posição sobre o tema desta reflexão mudou algumas vezes, graças a Deus, creio que isso só me aproximou mais da verdade. 
      Já tive a posição protestante extrema, que católico peca quando reza em nome de qualquer santo, incluindo Maria. Hoje sigo crendo no Cristo como único e com papel superior, mas prefiro usar o termo elevado para ele, reto, ainda que abaixo dele existam no plano espiritual seres de luz que também podem receber as orações dos seres humanos no mundo, levar a Jesus e esse a Deus. É o jeito mais direto? Não. Nas religiões espíritas e espiritualistas, que consideram comunicação com entidades e espíritos, isso pode ser perigoso? Sim. Aliás um católico rezar a um santo não difere de um espírita pedir auxílio a um guia. Mas o principal é o que Deus pensa disso tudo, e para ele muitas coisas não são assim tão importantes, como acham, por exemplo, protestantes tradicionais. Algumas coisas são só formas, não conteúdo. 
      O inferno não será só habitado por alguns, como pensam os protestantes, nem faltarão outros no céu, como creem os católicos. A verdade não está na exclusividade original que protestantes dizem restaurar, nem na autoridade oficial e histórica que católicos falam manter, a verdade está no amor de Deus. Também não usem como argumento para se oporem a um amor ilimitado, permissividade e imoralidade que muitos querem praticar sem serem punidos, dizendo-se esses estarem protegidos pelo evangelho do amor, não é isso que estou dizendo. O verdadeiro amor de Deus aproxima o ser humano de Deus e nessa proximidade a santidade e as virtudes do Altíssimo são sentidas e requisitadas. Mas muitos que se dizem protegidos por dogmas, na prática não vivem nem a santidade e muito menos o amor de Deus. Deus a ninguém se nega. 
      Depois que me converti numa igreja Batista tradicional nos anos 1970, mais de uma vez fui ao altar respondendo à chamada missionária, os pregadores falavam de tantos, em tantos lugares do mundo, que precisavam se converter ao evangelho. Não tenho dúvida que na Índia, na China, nos países africanos e sul-americanos, muitos se converteram ao cristianismo protestante, mas não foram todos. Seria bom que todo o planeta conhecesse a Jesus? Com certeza. Mas isso acontece? Não. Precisa acontecer para que haja conexão do ser humano com Deus? Não, essa é a verdade, meus caros protestantes e católicos. Deus sempre olhará o interior dos homens e procurará fé sincera do bem, se achar, haverá comunhão, indiferente da forma da religião ou ausência dela, das crenças, dos dogmas, dos santos. Respeitemos fé alheia, com temor a Deus.
      Evangélicos não olhem com nojo a devoção católica à Maria. Católicos não vejam com arrogância a desconsideração dos protestantes aos seus santos. Afro-espíritas não se vitimizem diante das religiões dos héteros brancos burgueses. Kardecistas não se achem sinceramente superiores a todos por vocês terem visto além do véu. Ateus não considerem este que escreve e todos os religiosos uma turma de ignorantes, supersticiosos, repletos de culpas não resolvidas. O humilde acha sabedoria, respeita todos, tem certeza de sua fé, mas não a impõe aos outros, considera a fé alheia e reavalia sua prática de vida com temor a Deus, sabendo que nada sabe, ainda que confie de todo coração em Deus e busque uma vida limpa moralmente. A verdade é que temos visão restrita de tudo e de todos, a eternidade nos mostrará isso, quem morrer verá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário