sábado, outubro 14, 2023

Testemunho de fé

      “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.Hebreus 11.1

      Em certo momento de minha vida eu mantinha um compromisso que ajudava minha vida financeira, me entregava um valor que minha família não podia viver sem, contudo, já estava sentindo que o compromisso não era bom, não me trazia paz, que Deus queria que eu me livrasse dele. Assim, me pus a orar para que houvesse um outro jeito de ter aquele valor, sem precisar estar preso a uma aliança inadequada. Eu sabia que Deus poderia me responder, que havia um jeito melhor de ter aquela renda, que me deixaria em paz e que agradaria ao Senhor. Eu tinha certeza que Deus estava ouvindo minha oração e que a resposta estava a caminho. 
      Contudo, como sempre ocorre em nossa vida com Deus, o objetivo principal do Senhor não era me dar um vida financeira confortável e correta, mas era desafiar minha fé, dessa forma senti do Espírito Santo que deveria quebrar o tal compromisso, mesmo antes de ter uma outra maneira de ter uma renda com o mesmo valor. Tive medo até de compartilhar o assunto com minha esposa, já aprendi que as pessoas possuem níveis diferentes de fé, assim como responsabilidades diferentes. Aquele valor era responsabilidade minha trazer para a casa, não dela, ela também não estava pronta para entender uma decisão de fé naquele assunto. 
      Foi uma das decisões mais difíceis de minha vida, deixar uma zona de conforto que tinha há anos, mas que não sendo o melhor de Deus para minha vida era muito mais algo que me mantinha preso a homens, que uma providência do Senhor para me dar liberdade e dignidade na vida. Mas eu fiz, pela fé, me livrei do compromisso, da aliança que tinha com determinada pessoa, e esperei em Deus. Eu ainda tinha algumas reservas guardadas para me assegurarem por um tempo, mas antes que acabassem algo aconteceu, um negócio me garantiu retorno financeiro que substituiria e acima o valor que o compromisso quebrado me dava. 
      Essa provisão, que muitos podem chamar de milagrosa, viria de um jeito ou de outro? Sim. Se eu tivesse esperado para quebrar o compromisso e parar de receber o valor só quando o negócio ocorresse e a provisão chegasse, poderia parecer aos olhos de alguns mais sábio? Sim. Mas seria uma decisão de fé, tomada com base em confiança em Deus e na obediência de ordem do Espírito Santo? Não. Para quem anda certo e trabalha o necessário, nunca falta provisão material nesse mundo, mesmo para o religioso burocrático, para o hipócrita, e até para o ateu, mas esses não aprendem lições espirituais, as mais importantes.
      Como se diz, “crianças, não façam isso em casa sem supervisão de adultos”, assim não tome esse testemunho como regra, poucas vezes na vida senti tal orientação de Deus, muitas vezes o Senhor orientou o que parece mais normal, não troque o certo pelo incerto. Contudo, nessa ocasião Deus queria me dar duas bênçãos, primeiro uma libertação de um compromisso que não fazia bem nem a mim e nem à pessoa com a qual eu tinha o compromisso, o encerramento da aliança foi bom para nós dois. Em segundo lugar Deus queria que eu crescesse na fé, e na fé só se cresce praticando fé, não há outro jeito, esse jeito requer coragem. 
      Fé é o grande mistério que provamos em nossas curtas passagens neste mundo, chave para experiências com o invisível, com a eternidade, com Deus, com a verdade mais profunda da existência. Materialistas, ateus e mesmo cristãos racionais,  provam as provisões de Deus e alguns até glorificam o Senhor por isso, mas sem fé perdem o melhor. Podem ser experientes, estudados e esforçados no mundo, mas são crianças espirituais, jogam fora o tempo que têm neste plano para crescerem. Por que deve ser assim, acreditar no que não se vê e ter certeza do que ainda não ocorreu? Deus sabe, mas saiba que fé é a aventura mais bela da vida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário