quarta-feira, julho 27, 2022

A humildade confronta a todos!

      “O Senhor eleva os humildes, e abate os ímpios até à terra.Salmos 147.6

      Em algum momento de nossas vidas todos nós seremos confrontados pela humildade, depende até quando nosso orgulho resiste. Se nos quebrantarmos antes, ainda teremos saúde física e emocional para reagirmos corretamente, senão, poderemos sofrer justamente quando estivermos mais debilitados no corpo e na mente. A demora também nos fará manter reputações inadequadas por mais tempo, assim, será mais difícil testemunharmos para os outros o que somos de melhor, as pessoas são convencidas pelo tempo. 
      Muitos são bem hábeis em se esconder, fazem de tudo para não serem humildes, acham que isso é ser menor e que ser menor lhes humilham diante dos homens. O orgulhoso se acha valoroso pelo que tem e aparenta exterior e materialmente, não pelo que é em seu interior e moralmente. Ao humilde não importa o que os homens veem ou pensam dele, e mesmo se tiver ou perder algo, não fará diferença, seu coração está em Deus, “o Senhor o deu e o Senhor o tomou, bendito seja o nome do Senhor” (Jó 1.21b).
      O orgulho não está em ser proeminente na sociedade por algum motivo, seja por ter bens materiais, ou por ter talentos intelectuais ou artísticos. Da mesma maneira a humildade não está em ser religioso e altruísta. Alguns nascem para serem ricos, terem empresas, darem empregos a muitas pessoas, e ainda que sejam orgulhosos, não é o fato de perderem tudo isso que os faz mais humildes. Outros nascem para serem religiosos, buscarem espiritualidade, mas não é o fato dos homens verem isso neles que os faz humildes. 
      Paz é conhecer a própria vocação, aceitar que ela é vontade de Deus e que só cumprindo-a se pode ser verdadeiro. Ocorre que muitos confundem vocações, não as conhecem ou não as aceitam porque não têm humildade, assim vivem vidas em conflito. Poderão até, se tiverem vocação para religiosidade, serem religiosos, ainda que paralelo a isso construam prosperidade material, e nisso não há problema. Contudo, por serem uma coisa desejando ser outra, se perderem os bens materiais não acharão na religiosidade paz.
      A humildade faz sofrer o orgulhoso que resiste em tirar a máscara da mentira, só as trevas conhecem a face real do arrogante. O humilde mostra seu rosto à luz do dia, pode não agradar a todos, pode estar molhado de lágrimas e marcado pelo sofrimento, mas é a verdade sobre si mesmo e ele é feliz nela. Na fraqueza do humilde há força do Senhor, na altivez do arrogante há o medo de quem não se humilha diante de Deus. No final o tempo é generoso com o humilde, mas com o orgulhoso é cobrador impiedoso. 
      Ninguém se engane, a humildade um dia entra, e após ter batido por anos na porta, pedindo entrada educada, poderá quebrar a porta e entrar à força. Não é Deus querendo humilhar alguém, Deus não faz isso, é a verdade se impondo, só a verdade traz paz e conduz à vida eterna. A mentira, ainda que se tenha colhido honra por anos, mantém algo que não existe, um espírito exaltado, o espírito quer Deus e a Deus só se chega com humildade. Nos quebrantemos a tempo de sermos felizes e fazermos felizes ainda neste mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário