quarta-feira, julho 20, 2022

Paz e luz

      “Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas.Isaías 45.7

      Para o que anda longe do melhor de Deus, e não longe de Deus, porque nada está longe dele, mas longe de seu melhor, para esse, que escolhe fazer as coisas do seu jeito, a luz lhe trará vergonha e a paz lhe será impossível mesmo no luxo. Mas para o que anda perto do melhor do Senhor, mesmo nas trevas será guiado e protegido, não ficará confuso, nem perdido, e enquanto o mal varrer a Terra, disciplinando e corrigindo, o amigo de Deus achará provisão e consolo. 
      Não nos fiemos no que nossos olhos físicos veem, ainda que haja tranquilidade estando os corações dos homens longe do Senhor apressam-se as guerras, as pragas, a natureza com secas, temporais, calor e frio, fora do tempo e em proporções exageradas. Enquanto o arrogante festeja, a vingança do universo se aproxima, mas o humilde, com olhos espirituais abertos, discernirá os tempos, não se deixará ser enganado e se preparará para o juízo, calado e crente. 
      Paz e luz há nos corações dos que temem ao Senhor, para esses não importa como está o mundo, ainda que não desistam de trabalhar por uma humanidade melhor. Guerra e trevas há nos corações dos que seguem a ídolos, espíritos enganadores, falsos profetas e seus próprios egos, esses acham que têm tudo sob controle, que suas obras e suas competências bastam para serem prósperos e dominarem o mundo. Felizes os que esperam o reino espiritual de Deus. 
      “Os meus olhos estarão sobre os fiéis da terra, para que se assentem comigo; o que anda num caminho reto, esse me servirá.” (Salmo 101.6). Não temamos os orgulhosos, mas abramos nossos corações aos sinceros do bem, que não julgam pelo passado ou pela aparência, mas honram com fé, pelo espírito e no presente. Nos aproximemos dos simples, choremos quando choram e nos alegremos quando se alegram, quanto aos falsos, os deixemos nas mãos de Deus.
      “Ele zomba dos zombadores, mas concede graça aos humildes. A honra é herança dos sábios, mas o Senhor expõe os tolos ao ridículo.” (Provérbios 3.34-35. NVI). Os que zombam serão zombados pelo universo, e Deus, que não zomba de ninguém, aguardará até que o juízo desses acabe, sempre esperando em amor que mesmo esses se arrependam. Nos nos enfademos com o homem mal, suas tolices serão trazidas à tona e serão ridicularizados, temamos mesmo por eles. 
      “Levanta-te, Senhor! Ergue a tua mão, ó Deus! Não te esqueças dos necessitados. Por que o ímpio insulta a Deus, dizendo no seu íntimo: "De nada me pedirás contas!"?” (Salmos 10.12-13 NVI). Nem o ponto de um “i” ficará sem recompensa, ao pouco do humilde feito de coração para Deus haverá honra eterna, mas mesmo toda a vida de trabalho do arrogante nada colherá na eternidade, esse já teve sua recompensa no mundo e não glorificou a Deus por isso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário