domingo, julho 31, 2022

Clamarei ao Deus Altíssimo

      “Tem misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia de mim, porque a minha alma confia em ti; e à sombra das tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades. Clamarei ao Deus altíssimo, ao Deus que por mim tudo executa. Ele enviará desde os céus, e me salvará do desprezo daquele que procurava devorar-me. Deus enviará a sua misericórdia e a sua verdade.” Salmos 57.1-3

      Orar com sentimento e com convicção mental é fazer um clamor do lugar mais profundo de nós. Isso é vencer em nós outros sentimentos e pensamentos, outros medos e dúvidas, outros prazeres e ódios, outras distrações, outras preocupações. Mas isso também é levar nossa oração para além do quarto, da sala, do templo, do lugar físico onde estamos orando. Mas mais ainda, é elevar nosso clamor acima de seres espirituais, potestades e principados, chegar a Jesus e por ele alcançarmos o Deus santo e Altíssimo.
      Isso não pode ser feito sem o auxílio do Espírito Santo, e muitas vezes estamos tão exaustos física, emocional e intelectualmente, que mal conseguimos balbuciar algumas coisas. Por isso a primeira coisa na oração é estarmos na condição de templo limpo e focado que pode receber a ajuda do Consolador, isso se faz admitindo pecados, tomando posse de perdão e se colocando numa posição de mais sincera humildade. Quando isso acontece nos acalmamos e sentimos brotar palavras espirituais poderosas dentro de nós. 
      No escuro e no silêncio onde não existem distrações, gotas puras e leves de unção se elevarão, serão o que Deus mais quer ouvir de nós, o que mais precisamos dizer, o que conseguimos falar, e bastará para tocar o trono de Deus nas regiões celestes mais altas. Sempre tenho muita satisfação tentando descrever esse processo, é o remédio que nossas almas necessitam para serem renovadas, mas só o compreenderão de fato os que buscarem a Deus de todo o coração e com toda a mente, em santidade e humildade. 
      A frase final do texto bíblico inicial é especial, “Deus enviará a sua misericórdia e a sua verdade“. Ela não diz Deus enviará seu poder de destruição e vingança, termos que os homens do antigo testamento tanto gostam, ela fala de duas virtudes, que sobre nós não revelam fortalezas, mas fraquezas. Quem necessita de misericórdia é quem errou muito, não merece mais atenção ou perdão, assim clama como excessão, que Deus o ouça e não leve em conta seus erros. A misericórdia de Deus muitas vezes é tudo que precisamos. 
      Mas a frase fala também da verdade de Deus, como precisamos da verdade nos tempos atuais, onde a mentira tem cara de textos bíblicos, boca de evangélicos, e se exibe despudoradamente nas redes sociais da internet. Hoje a verdade é arma mais poderosa que espadas e metralhadoras, que socos e chutes, clamemos ao Senhor por ela, para que chova sobre o nosso país. Nossas vidas pessoais necessitam que a verdade de Deus chegue, e cale tantos que se colocam como setas de espíritos das trevas contra os filhos da luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário