terça-feira, julho 19, 2022

Perto está o Senhor

      “Seja a vossa equidade notória a todos os homens. Perto está o Senhor.Filipenses 4.5

      O Senhor está muito perto de todos nós, será que de fato temos noção do quanto isso é verdadeiro? O texto bíblico inicial começa falando não da proximidade de Deus, mas da proximidade dos homens, sabendo disso devemos dar a eles bom testemunho. Isso não significa se importar com que os outros pensam de nós, buscar aprovação de homens, depender paz interior de ser reconhecido pelos outros, não é isso. É o contrário, é amar tanto os outros que nos preocupamos em mostrar a eles que podemos ser felizes e com Deus, para que eles também possam ser felizes e com Deus. 
      Mas não são só seres humanos neste mundo físico que estão próximos a nós, seres espirituais também estão. Os seres rebeldes, das trevas, do mal, nos observam o tempo todo, e têm muito interesse em “vibrarem” na mesma “frequência” que nós. Seres espirituais agem por simpatia, diabos e demônios terão mais facilidade para comunicarem seus propósitos conosco, caso estejamos fazendo coisas erradas, nos lugares errados, com pessoas erradas. Mas saiba, eles também se realizam através de nós, já que não possuem corpos físicos, assim quando pecamos sentem certa satisfação.  
      Por outro lado, os servos de luz do Deus todo-poderoso e Altíssimo se harmonizam conosco quando estamos andando de acordo com a vontade do Senhor, nos protegem e nos capacitam para que sigamos na luz. Entretanto, se quando estamos na luz os seres das trevas fogem de nós, são envergonhados, quando pecamos os seres de luz, anjos e outros, de alguma maneira se entristecem, mas procuram nos reconduzir ao caminho melhor do Senhor. Nossas escolhas têm implicações em muito mais existências que só nas nossas, acredite, nossas responsabilidades são extensas e decisivas. 
      “E o servo do homem de Deus se levantou muito cedo e saiu, e eis que um exército tinha cercado a cidade com cavalos e carros; então o seu servo lhe disse: Ai, meu senhor! Que faremos? E ele disse: Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles. E orou Eliseu, e disse: Senhor, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o Senhor abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu.” (II Reis 6.15-17). Essa passagem sobre o servo de Eliseu revela o exército invisível que cerca os justos, glória a Deus! 
      “Então me disse: Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras. Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia.” (Daniel 10.12-13). Essa passagem que já citei outras vezes aqui, uma de minhas preferidas, deixa claro a interferência no mundo espiritual que a oração de um justo faz. Um príncipe foi enviado por Daniel! 
      “Perto está o Senhor de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade. Ele cumprirá o desejo dos que o temem; ouvirá o seu clamor, e os salvará.” (Salmos 145.18-19). Mas se a “mente” onisciente de Deus tudo acompanha, seu “coração” de amor aciona suas poderosas “mãos” que alcançam os que permitem serem ajudados por ele. Me chama a atenção a afirmação ele cumprirá o desejo dos que o temem, que maravilho privilégio é esse, ver aquela nossa necessidade maior ser respondida. O Senhor não está distante, nem indiferente, mas perto dos que o invocam em verdade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário