sexta-feira, julho 29, 2022

Sede perfeitos!

      “Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.Mateus 5.48

      Você luta consigo mesmo, ou aceita muitas coisas como características tuas, que não podem e nem devem ser mudadas? Nem me refiro aos pecados nossos de cada dia, relacionados aos prazeres do corpo, mesmo à ira e a certos descontroles emocionais. Eu tenho muitas características ruins, impaciência é uma delas, mas existe uma séria, que me impede na fonte de ser mais útil nas mãos de Deus nas vidas dos outros. Eu sou meio incrédulo sobre a boa vontade das pessoas. 
      Essa minha intransigência é com todos, mas com jovens é pior, sou meio pessimista com eles, acho-os mimados demais, querem respeito, mas não respeitam, querem direitos, mas não deveres. Ainda que eu saiba que de fato as últimas gerações são diferentes da minha, aquém em alguns aspectos, e que é natural os mais velhos não aceitarem certas coisas de mais jovens, Deus tem me chamado para mudar. Amar não é escolha individual, é vocação de todos, Jesus nos chama à perfeição. 
      Deus ama todas as suas criaturas, esse amor é a força motriz dos universos. Ainda que ele fosse a luz moral mais elevada, o todo-poderoso no plano físico, na Terra, no sistema solar, nas galáxias, e fosse a origem, manutenção e destino de todas as virtudes espirituais, harmonizando os universos em justiça, benignidade e paz, se Deus não amasse o ser humano de forma ativa, só respeitaria o livre arbítrio do homem e se manteria distante, pela incompatibilidade moral que há. 
      Mas é seu amor que atrai os seres humanos a seu melhor, que motiva-os a trabalharem e evoluírem, que dá sentido às suas existências, tanto no plano físico quanto no espiritual. Esse amor divino tem duas características básicas: paciência e fé. Deus acredita em nós, que podemos mudar e melhorar, e aguarda pacientemente que queiramos mudar e melhorar. Deus nunca desiste de suas criaturas, de nenhuma delas, seja qual for o grau de maldade ou o nível de bondade delas.
      Quem busca e conhece a Deus compreende seu amor trabalhando com paciência e fé, assim sabe que se não praticar esse amor não terá utilidade para Deus. Na paciência não julgamos ninguém pelo que é, mas pela fé cremos que alguém poderá ser melhor, isso é o mais alto e puro amor. Em minha impaciência e em meu ceticismo tenho sido levado pelo Espírito Santo a não aceitar essas tristes tendências, a mudar para fazer o que é certo, ajudar as pessoas a serem melhores. 
      Mas não é fácil para mim, não é fácil a ninguém, eu tenho que manter viva essa necessidade o tempo todo na mente, não aceitar minhas tendências ruins, ser humilde, ter paciência com as pessoas e fé nelas. Quando acreditamos nós abençoamos, lançamos sobre uma pessoa a luz espiritual de Deus, fortalecendo-a para ser melhor. Já o nosso pessimismo atrai coisa ruim para nós e para os outros, acreditem nisso, não é superstição, além de adoecer nossa mente e nosso corpo. 
      Digo uma coisa, principalmente aos mais velhos, não aceitemos certas tendências nossas, não nos acostumemos com elas, lutemos contra elas até nosso último instante aqui. Nada nos dá o direito de não termos Deus como meta, Jesus como exemplo e o Espírito Santo como professor das virtudes mais altas. “Quanto ao mais, irmãos, regozijai-vos, sede perfeitos, sede consolados, sede de um mesmo parecer, vivei em paz, e o Deus de amor e de paz será convosco” (II Coríntios 13.11).

Nenhum comentário:

Postar um comentário