quinta-feira, julho 21, 2022

Vontade de Deus: qual é e como fazer

      “Ensina-me a fazer a tua vontade, pois és o meu Deus. O teu Espírito é bom; guie-me por terra plana.Salmos 143.10

      Muitas vezes queremos fazer a vontade de Deus e achamos que sabemos como fazer, assim saímos fazendo. Nos tornamos membros de uma igreja, somos assíduos nos cultos, aprendemos os louvores, ouvimos os pregadores, tentamos obedecer suas orientações, lemos a Bíblia e seguimos, sendo como muitos. Isso até pode ser suficiente para muitos, mas será que é exatamente o que Deus quer de nós? A vontade de Deus para todos nós é que cresçamos espiritualmente. Vemos que estamos crescendo quando nos tornamos mais santos, mais amorosos, mais humildes. 
      Quando dizemos que estamos fazendo a vontade de Deus sendo protestantes ou evangélicos em igrejas, estamos conseguindo isso, vidas santas, amorosas e humildes? Se ainda que tidos como bons religiosos por outros religiosos não estamos conseguindo praticar santidade, amor e humildade, principalmente em nossas vidas privadas, então, talvez devêssemos rever nosso conceito de vontade de Deus para nós. O texto diz ensina-me a fazer a tua vontade, assim, a vontade de Deus para nós devemos aprender com Deus, não é necessariamente aquilo que podemos achar que é. 
      Uma palavra precisa ser dada neste momento. Se você é novo na fé, vem de sérios vícios ou de outras questões graves, cuidado, para muitos, ficar numa boa igreja, com um bom pastor, sendo fiéis a cultos e tento vidas cristãs mais normais, digamos assim, pode ser proteção do Senhor contra passados terríveis. O desafio não é para todos, e ninguém se ache pior ou melhor, mas tenha paz permanecendo na fé que Deus o chamou e o abençoou até aqui. “Porque eu sei em quem tenho crido e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia” (II Timóteo 1.12b).
      Outros, contudo, amadurecidos e fortes, podem estar sendo desafiados pelo Senhor a buscas mais pessoais, e se for isso não será opção, mas vocação, assim como não será para enfraquecer, mas para fortalecer. Você já parou e perguntou a Deus: Senhor, qual é a tua vontade para minha vida? De verdade? E nessa vida que você pensa que é vontade de Deus para você, tem sido vitorioso? Mesmo se esforçando para fazer tua parte? Não basta-nos saber a vontade de Deus para nós, temos que saber como desempenha-la, isso só Deus pode nos ensinar. O que chama também capacita. 
      Contudo, também não ache que tem que mudar de vida, quando tua vida atual está dando errado por desmazelo teu, nesse caso o problema não está em descobrir uma nova vocação, mas em não exercer corretamente a vocação que Deus já te mostrou qual é. Entretanto, você precisa considerar que teu insucesso pode ser porque está no lugar errado, ou com as pessoas erradas, ou fazendo a coisa errada, se for isso precisa de uma busca profunda, para saber qual a vontade de Deus e depois como fazê-la. Isso pode exigir mais que aquilo que a programação de tua igreja entrega. 
      A segunda parte do versículo inicial diz teu Espírito é bom, guie-me por terra plana. Deus ensina-nos com bondade sempre, e nós desempenhamos sua vontade com muito trabalho, mas em terra plana. Se a terra pela qual andamos está acidentada demais, e isso já há algum tempo e ainda que estejamos nos esforçando, podemos estar em terra inapropriada. Terra plana é propícia para desempenharmos a vontade de Deus e darmos bons frutos. Saber o que fazer, onde fazer, com quem fazer e quando fazer, eis os desafios, para isso contínua dependência de Deus é imprescindível. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário