sexta-feira, janeiro 06, 2023

Argumento não muda ninguém

      “O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo. O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.João 3.6-8

      Discussões, mesmo controladas e bem intencionadas, não mudam a opinião de alguém, ainda que forneçamos argumentos lúcidos para oporem-se aos argumentos apresenrados. Pessoas que escolheram ser enganadas pelos homens porque não buscaram a Deus, sempre procurarão mais argumentos, que digam aquilo que elas querem ouvir. Ninguém se engane, se alguém acredita em um equívoco sobre algo, principalmente envolvendo sua conexão com Deus, estará colhendo em outras áreas os frutos, não de uma posição errada, mas de todo um modo de vida equivocado. 
      A mudança precisa ocorrer na raiz, no coração, essa mudança só um encontro humilde e profundo com Deus pode executar, que então terá como consequência a mudança do ser e de muitos de seus posicionamentos, incluindo uma opinião específica que tentamos contra-argumentar. Não pense alguém, que muitos cristãos serem negacionistas da ciência e apoiarem um presidente de extrema direita, é só uma questão de ouvirem opiniões erradas sobre ciência e política, a coisa é mais profunda e ocorre há mais tempo. Não percamos tempo tentando podar galhos secos, é a raiz que deve mudar.
      O cristianismo tem se afastado de Deus há algum tempo, se é que ele um dia esteve neste mundo no centro da vontade de Deus. O que a situação atual forneceu na política, a muitos, foi um lugar de conforto que deu holofotes a posicionamentos equivocados de um cristianismo desviado, quem está errado precisa disso, de reforço para convencer, não os outros, mas a si mesmo. O inseguro, o covarde, o rebelde, sempre precisa de outros para fortalecer seus pontos de vista e atitudes, é incapaz de se firmar sozinho em Deus. Só nós e iluminados por Deus podemos nos mudar.
      Nesta pandemia da Covid 19 vi evangélicos negacionistas e apoiadores do presidente de extrema direita que pegaram a doença e foram até para u.t.i., você pensa que isso mudou seus posicionamentos? Não, e muitos dizem que se morrerem é vontade de Deus e estão preparados para tal. Me entristece ver que muitos cristãos se acham preparados para o que eles chamam de “últimos tempos”, mas definitivamente não estão. São rápidos e crédulos para serem estúpidos e preconceituosos, não para buscarem a Deus com todo o coração e pedirem que esse lhes mostre a verdade mais alta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário