sábado, janeiro 07, 2023

Deus fala de maneiras diferentes? (1/2)

      “Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo.” Efésios 4.7

      Algo me chama a atenção vendo duas pessoas que se dizem cristãs discordarem, ambas dizerem que oraram ao Senhor e souberam sua opinião sobre o assunto. Se Deus é um como pode ter duas opiniões? Deus fala de maneiras diferentes a pessoas diferentes? A resposta é sim, por mais incrível que isso possa parecer. Isso é muito relevante atualmente, quando cristãos estão se posicionamento politicamente e se envolvendo em polêmicas, mas para entender precisamos analisar a questão sobre algumas óticas.
      Em primeiro lugar algo precisa ser colocado, pecado é pecado, isso não muda. O conceito, contudo, deve ser o de Jesus, ensinado no Sermão da Montanha (Mateus 5-7). Pecado também deve ser libertado de contexto histórico e cultural, Deus não muda, mas o homem muda. Mas principalmente na área da sexualidade e casamento, pontos de vista que até podiam ser considerados errados, devem ser reavaliados pelo Espírito Santo e com a ciência, isso não é aceitar pecados, mas entender melhor o ser humano.
      A primeira coisa a saber quando alguém diz que Deus lhe falou algo é saber se Deus de fato falou. Para sabermos a vontade de Deus sobre alguma coisa precisamos buscar a Deus, e muitas vezes isso não é algo fácil e rápido, principalmente se for sobre um assunto sério. Deus não mente, mas nos protege de nós mesmos, e muitas vezes não estamos preparados para toda a verdade, assim Deus pode permitir que saibamos de parte da verdade, só de sua superfície, não da verdade em toda a sua profundidade e extensão.
      É como se pudéssemos subir uma montanha de carro, usando uma estrada que circunda a montanha. Todos podem subir, mas as pessoas chegarão em alturas diferentes conforme o carro e o combustível que tiverem. Aqueles com carros mais resistentes e com mais combustível chegarão mais alto e terão do lugar onde chegarem uma visão mais abrangente do mundo lá de baixo. Os com carros mais fracos e com menos combustível alcançarão lugares mais baixos, assim terão visões menores do mundo lá embaixo.
      Todos subiram? Sim. Todos receberam uma visão melhor de mundo, que aqueles que não subiram e ficaram lá embaixo? Sim. Mas enquanto o que subiu até metade do caminho pôde enxergar só a cidade que mora, o que subiu até o topo pôde enxergar além, outras cidades e até o mar. O que só viu sua cidade tem um carro menor e menos combustível, assim pôde ver de cima o que seu carro pode andar embaixo, já o com o carro mais forte e com mais combustível pôde ver mais porque se quiser pode ir além de sua cidade.
      Pode haver orgulho em todos, se existir no que viu menos, ele poderá achar que viu tudo e duvidará daquele que diz que há mais para se ver. Se existir no que viu mais, ele humilhará e desprezará o que viu menos, só porque tem uma visão mais abrangente de mundo. Contudo, se há humildade no que viu menos, esse saberá que viu o que pôde ver, será feliz com o que sabe, mas não duvidará que há mais para se ver. Já se houver humildade no que viu mais, ele orientará com paciência o que viu menos e não o escandalizará.

Leia na postagem de amanhã
a 2ª parte desta reflexão

Nenhum comentário:

Postar um comentário