quarta-feira, janeiro 11, 2023

Desconstruindo preconceitos

      “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.Romanos 12.2

      O senso comum cristão aprendeu a interpretar o versículo bíblico inicial, entendendo não conformação com o mundo como não aceitação dos costumes que ocorrem fora das igrejas cristãs. Se a igreja diz, por exemplo, que consumir bebidas alcoólicas e tabaco é pecado, é porque o mundo consume, assim não se conformar com o mundo é não consumir essas coisas. Isso cria dois polos, um que santifica o que as igrejas mandam e outro que demoniza o que o mundo faz, como se a igreja fosse o caminho perfeito para chegar a Deus, e tudo o que há fora dela, incluindo outras religiões e mesmo pessoas sem religiões mas do bem, só praticasse o mal e se conformasse com o mundo.
      Dois conceitos precisam ser revistos no cristianismo, mundo e carne, eles não se referem às práticas não cristãs na Terra, mas a uma disposição moral interna do ser humano. Mundo não é aquilo que existe fora das quatro paredes de um templo cristão, mas aquilo que o ser humano faz em desarmonia com a vontade de Deus, isso tem origem dentro do homem, não fora dele. Dessa forma, mesmo dentro de uma igreja cristã e seguindo doutrinas e costumes cristãos, muitos podem ser do mundo e estarem na carne. O contrário também pode ser verdadeiro, muitos não cristãos podem viver no mundo, pelo olhar cristão, mas não se conformarem com injustiças e falta de amor do mundo.
      A noção equivocada sobre o mundo e não conformação com ele cria preconceitos e limita Deus, como se Deus fosse posse exclusiva das igrejas cristãs. Sim, o nome de Jesus é único e especial, nos meios onde ele é ensinado há uma possibilidade maior das pessoas conhecerem a Deus, por outro lado a probabilidade de alguém conhecer a Deus só frequentando locais de trabalho e de diversão é menor. Todavia, Deus tem maneiras maravilhosas e muitas vezes misteriosas de trabalhar nas vidas dos seres humanos, que vão além dos preconceitos de muitos cristãos. Igrejas cristãs não podem usar Deus, mas Deus pode usar igreja assim como outros meios para conduzir os homens a ele.
      Não se conformar com o mundo não é se conformar com a igreja, mas ser transformado por Deus. Transformação implica em processo lento, não em algo que se obtém imediatamente por fé em dogmas, isso até convence alguém, mas não converte. Transformar muda algo na essência, fazendo de novo, quando Deus nos renova experimentamos sua verdadeira vontade. Essa vontade é boa porque nos permite viver de fato as melhores virtudes, assim, o que parece bom, mas não se pode praticar, leva à hipocrisia e não é vontade de Deus. Essa vontade também é agradável e perfeita, preconceito que santifica uns a troco de demonizar outros não é agradável e nem perfeito. 
      Mundo e carne são só dois exemplos de preconceitos cristãos, mas há outros, a chave para desconstruir preconceitos está na não aceitação de dogmas, pelo menos não na primeira vez que um homem dentro de igreja nos fala sobre eles. A vontade de Deus é que tudo seja pensado, avaliado, estudado a fundo, conhecendo a origem das coisas, começando pelas origens das religiões cristãs e da Bíblia, seus construtores e os contextos que existiam quando essas foram criadas. Isso pode a princípio parecer lançar-nos no caos, mas calma, o que conduz às virtudes eternas, santidade, paz e amor, nunca muda e deve ser critério de luz para sabermos se algo é ou não de Deus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário