terça-feira, janeiro 03, 2023

Quem nos lava é o Espírito

      “mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus.I Coríntios 6.11b

      Nós cristãos nos acostumamos a pedir a Deus que o sangue de Cristo nos lave e nos purifique de todo o pecado, sim, pelo nome de Jesus temos acesso ao perdão de Deus. Contudo, quem nos lava de fato e não só metaforicamente em nossas mentes, ainda que isso já nos abençoe, é a presença real do Santo Espírito, que ocupa com sua santidade, o lugar que o pecado moral e suas consequências tomam em nossos sentimentos e pensamentos. Por isso assunção do pecado não pode ser só racional, ainda que precise começar assim, devemos crer e nos apossarmos da experiência emocional que o Espírito do Deus vivo dá.
      Quando pecamos o Espírito Santo se afasta, não muito dos que andam com Deus, mas se afasta, deve ser assim, ele não pode ocupar o mesmo espaço dentro de nós que sujeiras morais ocupam. Contudo, se nos arrependemos e buscamos, o Espírito retorna, é ele quem muda nosso estado mental, que lança longe desejos e flertes com vícios e apetites errados ou descontrolados do corpo, e que traz de volta a paz de Deus. Se Deus não compartilhasse conosco seu Espírito mais alto, estaríamos sós para nos recuperarmos dos constantes deslizes morais que cometemos. Glória a Deus que dá de seu Espírito Santo aos que pedem. 
      “Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?” (Lucas 11.13). Você é lavado pelo Espírito? Espiritualmente isso é possível a todo o que crê e que já foi perdoado em Cristo, mas é preciso uma liberdade mental, uma humildade de sentimentos e pensamentos, para se experimentar essa purificação de maneira eficiente. Os frios, tímidos, orgulhosos, medrosos e incrédulos até entenderão o evangelho, mas não o sentirão em toda a sua plenitude, assim perderão o melhor, a purificação que o Espírito faz e que nos fortalece para seguirmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário