sábado, janeiro 14, 2023

Como caíram os poderosos (1/2)

      “Como caíram os poderososII Samuel 1.27a

      A frase inicial foi dita por Davi, lamentando as mortes de Saul e Jônatas, mas ela se aplica à queda de tantos que tentaram arrogantemente imporem-se pela mentira e pelo egoísmo, sem temerem a Deus. “Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai” (Filipenses 2.9-11), não fazemos ideia da verdade poderosa que existe nessas palavras de Paulo, todos se dobrarão a Jesus, de jeito melhor ou do jeito mais duro, neste mundo ou no outro. 
      A Igreja Católica nasceu errada, iniciativa de homens de reunirem parte do cristianismo, parte do paganismo e parte do império romano, para manterem poderes que tinham fracassado existindo só como paganismo e só como império romano. É claro que um cristianismo desviado se sujeitou a essa aliança, e isso é algo importante que revela muito sobre o ser humano e sua inviabilidade de segurar verdades espirituais puras, como foi com o evangelho original de Jesus. Mas eu penso que o catolicismo nasceu e persiste até hoje sob propósito divino e para abençoar o homem, dentro da premissa que Deus age limitado pela autorização que o homem lhe dá para agir.
      Ninguém se engane com o atual líder jesuíta, o argentino Jorge Mario Bergoglio, ou papa Francisco, simpático e conhecedor da agenda de causas sociais da esquerda, ele fala o que muitos querem ouvir, que é suficiente para que uma mídia comprada e também mal intencionada, venda o catolicismo como progressista. Mas isso é parte da estratégia daqueles que não querem mudanças e querem se manter no poder. A igreja católica não abriu mão até aqui de seus engodos e não será agora que mudará, até poderá fazer reformas mais drásticas, mas só depois que estiver na lona, aí já será tarde para manter de pé tudo que ela já representou um dia neste mundo. 
      Ser liderado pelo medo é algo que o ser humano está superando, ainda que medo do diabo e do inferno seja eficiente para lideres mal intencionados. O homem também está superando a sedução que há na pompa da realeza, recurso que ainda que o catolicismo tenha usado de forma ímpar, outros também usam, vide igrejas protestantes grandiosas nos E.U.A. e templos evangélicos megalomaníacos no Brasil. O ser humano está começando a entender que conteúdo é mais importante que forma, que aparentar materialmente grandeza e riqueza não é ser grande e rico nas virtudes. Muitos estão trocando catedrais suntuosas por lugares simples onde há verdade espiritual. 
      A verdade é fácil de ser achada quando se vê a resposta prática que a Igreja Católica, que se diz representante oficial do cristianismo no mundo, dá à orientação que Jesus deu a um rico príncipe judeu em Lucas 18.22vende tudo quanto tens, reparte-o pelos pobres e terás um tesouro no céu, então, vem e segue-me. Como podemos, sob qualquer hipótese, acreditar que o Vaticano seja embaixador oficial do filho de um carpinteiro, um humilde rabino itinerante chamado Jesus, que morreu sozinho e humilhando pelos homens? As coisas simplesmente não batem, mas ainda assim bilhões de pessoas têm dobrado seus joelhos para o catolicismo, por séculos a fio. 
      Seria injusto de minha parte dizer que todos que estão dentro de templos católicos, alta hierarquia, lideranças mundiais, nacionais e regionais, até sacerdotes locais e fiéis em igrejas e capelas, que todos não buscam e não acham a Deus. Eu não estou dizendo isso! Creio que além de muitos católicos leigos, existem padres e até líderes mais elevados que são sinceros, que veem os erros do catolicismo na história, mas ainda assim creem que ele é de Deus e o meio mais adequado para levar salvação à humanidade. Penso que é por causa desses sinceros do bem que o Vaticano ainda está de pé, a oração de um justo sustenta as vidas de muitos, mas isso é um estado de exceção.

Leia na postagem de amanhã
a 2ª parte desta reflexão

Nenhum comentário:

Postar um comentário