domingo, janeiro 01, 2023

O prudente guardará silêncio

      “Portanto, o que for prudente guardará silêncio naquele tempo, porque o tempo será mau. Buscai o bem, e não o mal, para que vivais; e assim o Senhor, o Deus dos Exércitos, estará convosco, como dizeis.Amós 5.13-14

      Neste momento, no Brasil, existem pessoas apoiando a direita e o ex-presidente crendo que estão obedecendo a Deus e que, portanto, Deus está com elas. Mas não se enganem, existem também pessoas, mais que religiosas, cristãs, que não apoiam a direita e nem o ex-presidente, não necessariamente apoiando a esquerda e o presidente eleito, que se acham agradáveis a Deus nesse procedimento. Quem está certo, ou, quem está com Deus? Existem várias respostas possíveis a essa pergunta. Ou um lado está certo e o outro se engana dizendo que Deus aprova sua escolha, ou os dois lados estão enganados. Mas há uma terceira resposta, os dois lados estão certos, assim Deus está com os dois.
      Se Deus está abençoando pessoas de posicionamentos políticos diferentes, então estamos entendendo errado a maneira como Deus funciona. A prioridade de Deus em nossas vidas aqui é nos conduzir ao aperfeiçoamento moral baseado nas virtudes praticadas pelo Cristo homem. Mas Deus também nos permite evolução científica e social de forma que administremos o planeta e a sociedade com eficiência, equilíbrio e justiça. Contudo, ainda que nesse quesito política seja importante, ela ajuda a administração de pessoas que exercem livre arbítrio de maneira diferente, assim administrar bem politicamente o Brasil, é fazê-lo para cristãos, para outros religiosos e mesmo para não religiosos. 
      Um argumento que muitos cristãos têm usado para apoiarem determinado político é que cristãos devem se posicionar, senão outros se posicionarão. Não sinto de Deus assim, penso que temos que exercer nossas obrigações de cidadania previstas na lei, mas nos ocuparmos de dar testemunho prático de Jesus em nossas ações, não em apoiar político. Penso que o testemunho individual é mais eficiente que o coletivo, assim como creio que o reino de Deus pelo qual devemos lutar é o que se realizará no plano espiritual, não no plano físico. Por outro lado penso que religião cristã no mundo comete sérios erros, ainda que usada por Deus, e é usada porque Deus não tem algo melhor para usar. 
      Creio que o erro que uma humanidade ocidental cometeu apoiando a Igreja Católica, que deu poder a homens em nome do Cristo de oprimir, controlar, perseguir e matar tanta gente, incluindo pessoas de outras religiões e defensores da ciência, muitos evangélicos brasileiros estão cometendo, ou querendo cometer, vendo legitimidade de defensor da moralidade da tradição judaica-crista num determinado político. Mas como já dissemos aqui, muitos evangélicos têm pedido por anos um rei que os domine, assim Deus, respondendo a pedidos de filhos ociosos e rebeldes, está dando a eles um rei nos moldes do Saul da nação de Israel, não aceitam que lhes basta Jesus, o eterno Davi. 
      Para ao menos tentar substituir a verdade maior e irrefutável é preciso construir uma enorme mentira, por isso o povo de Deus abandonando a pura palavra de Deus que brota da boca do Espírito Santo, tornou-se aos poços sujos onde exala o cheiro podre de teorias de conspiração e de interpretações equivocadas de profecias escatológicas. O que acontece hoje no Brasil, com uma parcela tão grande de auto-denominados cristãos apoiando um poderoso falso profeta, não aconteceu da noite para o dia. Isso já estava sendo construído há décadas dentro de templos, onde as pessoas buscavam, não a palavra de Deus, mas a palavra de outros falsos profetas que dizia aquilo que elas queriam ouvir.
      Onde está Deus nisso tudo? Amando a todos, mas permitindo que as pessoas recebam aquilo que buscam. Não quiseram Saul? Que o recebam então. Muitos podem dizer: “temos um Davi, não um Saul, ele defende os valores da tradição judaica-crista, a Bíblia, é apoiado por líderes protestantes reconhecidos”. A resposta a isso é: pelos frutos vos reconhecereis, e mais, os fins não justificam os meios. Mas tem mais, Jesus quando perdeu, pois no mundo de seu tempo o Cristo foi um derrotado, rendeu-se silenciosamente a seus acusadores e se entregou à tortura e à morte. Jesus não alegou que as leis de judeus e romanos tinham sido manipuladas, nem incitou apoiadores à insurreição. 

      “E em todas as vinhas haverá pranto; porque passarei pelo meio de ti, diz o Senhor. Ai daqueles que desejam o dia do Senhor! Para que quereis vós este dia do Senhor? Será de trevas e não de luz. É como se um homem fugisse de diante do leão, e se encontrasse com ele o urso; ou como se entrando numa casa, a sua mão encostasse à parede, e fosse mordido por uma cobra.” Amós 5.17-19

Nenhum comentário:

Postar um comentário