domingo, janeiro 22, 2023

Como posso ser útil hoje?

      “Por isso, estejam também vocês preparados, porque o Filho do Homem virá à hora em que vocês menos esperam. — Quem é, pois, o servo fiel e prudente, a quem o senhor deixou encarregado dos demais servos, para lhes dar o sustento a seu tempo? Bem-aventurado aquele servo a quem seu senhor, quando vier, achar fazendo assim. Em verdade lhes digo que lhe confiará todos os seus bens.Mateus 24.44-47 (Nova Almeida Atualizada)

      A Bíblia N.V.I. traduz assim Mateus 24.45, "quem é, pois, o servo fiel e sensato, a quem seu senhor encarrega dos de sua casa para lhes dar alimento no tempo devido?”, dessa forma o texto acima não diz respeito só a seres humanos comuns, mas a vasos do Espírito Santo que têm vocação para alimentar os outros. Mas podemos estender isso a praticamente todas as pessoas adultas, que têm outras pessoas que dependam delas, seja material, seja emocional, seja espiritualmente, de certa maneira todos somos pastores com ovelhas. À pergunta que o ser humano lúcido e humilde faz a Deus, “como posso ser útil hoje?”, o Senhor responde, “dando às pessoas seu melhor”. 
      Se você é macieira, não poderá dar laranjas aos outros, se for laranjeira, não poderá dar maçãs, assim macieiras não invejem as laranjeiras, nem laranjeiras queiram ser macieiras. Saber o que se é, eis o primeiro passo para ser útil, assumir com alegria e em Deus isso, eis o segundo passo, o terceiro passo é trabalhar. Trabalho certo nunca é impossível para alguém, nem exigirá menos nem mais energia que a que alguém tem. Mas o problema não está só em pessoas fazerem o que não precisam, mas também nas pessoas julgarem mal o trabalho dos outros. Ninguém é menos ou mais importante, todos somos úteis, e todos merecemos respeito e retorno material digno. 
      Alguns trabalhos darão mais retorno financeiro que outros, mas quem se avalia ou avalia os outros por isso não está servindo a Deus, muito menos aos outros, mas só a si mesmo. De uma coisa tenha certeza, filho que agrada ao pai é cuidado bem, plantou certo, colherá justamente. Procure fazer essa pergunta todos os dias ao Senhor, “como posso ser útil hoje?”, isso também faz parte da vigilância constante que o Senhor pede dos seus. Aos que forem achados vigilantes e úteis no juízo que sempre ocorre quando partimos deste mundo, serão confiados bens. O que exatamente Jesus quis dizer na parábola registrada por Mateus, com todos os seus bens? O que são bens na eternidade? 
      Os “salvos” não receberão metais raros ou pedras preciosas no “céu”, muito menos dinheiro, roupas, carros ou terras, no plano espiritual nada disso existe. Muitos católicos, protestantes e evangélicos creem em certas coisas, mas nem se dão ao trabalho de refletirem mais profundamente a respeito. A melhor eternidade de Deus, o céu, é uma posição espiritual que ruma para a luz mais alta, nela há paz e regozijo. Ela é oposta a pior eternidade, o inferno, que também é de Deus, já que Deus está em todos os lugares, mas é pior porque nessa estão os seres que se afastam do Altíssimo, assim não gozam de paz e regozijo. O céu não é lugar de ociosidade ou só de adoração. 
      Amor é a virtude mais eterna porque no céu ele bastará. Não precisaremos de fé, como espíritos poderemos ver Deus que é espírito, as virtudes serão naturalmente exaltadas quando estamos próximos a Deus, contudo, o amor, o imã espiritual que atrai todos a Deus, arregimentará salvos para servirem. Bens na eternidade são os seres humanos. Quem serve em Deus aos homens neste mundo, servirá aos homens em Deus no outro mundo, só que de maneira mais plena e direta. Aqui temos que servir muitas vezes na clandestinidade e sem reconhecimento, lá quem por nós for ajudado saberá quem somos, ainda que não façamos isso com prepotência ou vaidade, mas com amor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário