terça-feira, janeiro 10, 2023

Examinemos no Espírito (2/2)

      “Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.” João 16.13

      A primeira parte desta reflexão pode nos ajudar a entender porque a palavra compartilhada aqui não é para todos. Que cristãos hoje têm maturidade e experiência para consultarem sozinhos o Espírito Santo? Não todos, a maioria tem que ser ensinada a ler a Bíblia e obedecer o que está escrito nela, sem subjetividades. Infelizmente essa maioria, por essa mesma condição, também é explorada por muitos líderes religiosos, mas esse talvez seja o preço a se pagar (e é pago ao pé da letra com dízimos) para se conhecer o básico de Jesus, ter uma vida digna aqui e se preparar minimamente para o céu.
      Você acha que isso não está certo, que mesmo hoje devemos checar o que tantos dizem, incluindo este que vos escreve, com a Bíblia e só com ela? Mas que relevância tinha no século um para gregos e romanos, criados no politeísmo dos deuses clássicos, comprovar na Torá que o Cristo pregado a eles era o mesmo profetizado no passado no meio do povo judeu? Nenhuma relevância, a esses bastava crer em Jesus como salvador e receber o selo do Espírito Santo. Não, meus caros, a dependência que temos da Bíblia hoje não podia haver nos primeiros convertidos, eles nem tinham a Bíblia em mãos. 
      A Bíblia é importante hoje? Sim, principalmente para o evangelismo inicial. Ela é uma bênção em nossas vidas? Sim, e sempre será, a prova disso são tantos estudos bíblicos que fazemos aqui, que nos ensinam e nos consolam. Contudo, sem o vivo Espírito Santo ela pode ser usada mais para prender que para libertar, e mesmo que a Bíblia tenha a relevância que tem, aceitem isso, ela ainda é uma maneira excepcional de Deus se revelar ao homem. A regra, desde Noé, Abraão, Jacó, José, Moisés, Josué, Gideão, Samuel, Davi, Salomão, Isaías, Daniel e tantos outros, sempre foi o Espírito do Deus vivo. 
      As igrejas cristãs, católicas, protestantes, pentecostais e outras, são usadas por Deus? Sim, sempre foram e, infelizmente sob meu ponto de vista, ainda serão usadas por muito tempo. Por quê? Porque Deus usa o que os homens permitem que seja usado, nesse aspecto Deus não faz milagres, não usa de mágica nem do sobrenatural. Deus não desce aqui para falar aos homens, nem manda anjos, não sempre pelo menos, para ensinar sua vontade. Quem ele tinha que mandar já veio, Cristo homem e o Espírito Santo, um conhecemos lendo a Bíblia, o outro pela sua viva presença se quisermos buscá-la.
      Por isso não temo ser mal compreendido por muitos, sou sincero com aquilo que tenho convicção de estar recebendo de Deus, confirmado, não com palavras, mas com uma vida simples, mas santa e vitoriosa. Deus não dá a melhor paz e bons frutos que permanecem para alguém que não o teme nem é fiel à vocação que dele recebe. As palavras estão aqui no “Como o ar que respiro” enquanto eu estiver neste mundo, e talvez algum tempo depois, visto que no momento que escrevo este texto (5/12/21) tenho mais de um ano de postagens programadas para saírem, quem tiver olhos para ver poderá lê-las. 

Leia na postagem de ontem
a 1ª parte desta reflexão
José Osório de Souza, 5/12/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário