quinta-feira, janeiro 26, 2023

Meu coração não se elevou

      “Senhor, o meu coração não se elevou nem os meus olhos se levantaram; não me exercito em grandes matérias, nem em coisas muito elevadas para mim. Certamente que me tenho portado e sossegado como uma criança desmamada de sua mãe; a minha alma está como uma criança desmamada. Espere Israel no Senhor, desde agora e para sempre.Versão Tradicional 
      “Senhor, não é orgulhoso o meu coração, nem arrogante o meu olhar. Não ando à procura de coisas grandes, nem de coisas maravilhosas demais para mim. Pelo contrário, fiz calar e sossegar a minha alma. Como a criança desmamada se aquieta nos braços de sua mãe, assim é a minha alma dentro de mim. Espere, ó Israel, no Senhor, desde agora e para sempre.Nova Almeida Atualizada
Salmos 131

      Um princípio importante da espiritualidade é um paradoxo, mas não era para ser diferente naquilo que propõe comunhão entre um ser humano no mundo preso a um corpo físico e um Deus Espírito e Altíssimo. O paradoxo é: para se elevar no espírito deve-se não elevar-se na matéria, em outras palavras, aos humildes Deus exalta. Isso não é fácil de se praticar, principalmente quando achamos que vencemos a matéria e pensamos que podemos ajudar os outros. Não se elevar tem várias exigências, além de conhecimento de Deus, algo que leva anos, consagração e quebrantamento para se obter, é preciso conhecer as pessoas, tendo paciência para respeitar o tempo delas estarem prontas para receberem tratamento. 
      Não se faz cirurgias sérias assim, imediatamente, as pessoas precisam passar por diversos exames, saber o que elas podem suportar para que o procedimento seja feito no momento e do jeito melhor. Mas mesmo no momento da cirurgia, anestesia é aplicada por um especialista, se não o paciente não suporta um procedimento invasivo, que pode ter que manipular o corpo profundamente para chegar até o local que deve ser operado. Ao que vai ser elevado por Deus como médico de almas, se faz necessária paciência, que espera o tempo certo para ajudar alguém, Deus pode ter que esperar por anos, suportando sem nada poder fazer o sofrimento de alguém, até que esse esteja pronto para receber sua operação.
      Parece estranho, um texto que começou falando de Deus elevar as pessoas, falar sobre ter que esperar enquanto pessoas sofrem, mas a elevação que Deus dá a alguém não é para esse ser servido, mas para servir, entender isso é não se elevar no mundo, é abrir mão da vaidade, de recompensas em curto prazo, de receber honra e aprovação de homens. Sim, meu querido, Deus quer te elevar para você ser canal de elevação dos outros, isso só se aprende com humildade e paciência. Não fazemos ideia de como Espírito Santo e anjos são usados por Deus para nos elevar, esperando por muito tempo que aprendamos a fazer as melhores escolhas, Deus nos chama para fazer esse trabalho com os seres humanos. 
      O texto inicial, num dos menores salmos da Bíblia, duas coisas nos chamam a atenção. A primeira é que o salmista diz não me exercito em grandes matérias, nem em coisas muito elevadas para mim, isso não significa não se esforçar, mas significa conhecer e respeitar os próprios limites. A soberba não está em ter ou saber, mas em querer ser o que não se é e que não se precisa ser, isso em todas as áreas, financeira, intelectual e também espiritual. A outra coisa que diz o salmista é minha alma está como uma criança desmamada, isso significa descansar em paz, confiante que o que se precisa já se recebeu do Senhor, seguindo com firmeza, mas sossegado, fazendo a vontade de Deus com o coração leve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário