sábado, janeiro 28, 2023

“Nunca me disse eu te amo”

      “Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não são, mas mentem: eis que eu farei que venham, e adorem prostrados a teus pés, e saibam que eu te amo.Apocalipse 3.9

      Ele, ou ela, nunca disse que me amava, essa constatação talvez seja um dos motivos que mais faz as pessoas sofrerem. Ela é verdadeira? Sim, e para quase todos nós, para não dizer para todos, cada um de nós sente-se lesado pelo amor de alguém, principalmente daqueles que mais influenciaram nossas formações como seres humanos, pais e irmãos. Mas existe um lei inexorável, ainda que absurda, procuramos na vida estar próximos de pessoas parecidas com aquelas que nos fizeram sofrer. Por que é assim?
      Se muitas vezes são nossos pais que nos causaram dor, achando que eles não fizeram o trabalho direito, buscaremos substitutos semelhantes, na esperança que façam certo desta vez. Infelizmente o mais provável é nos associarmos a pessoas parecidas com as que nos machucaram e que também nos machucarão, assim, patrões errados, pastores errados, amigos errados, e principalmente, esposos e esposas errados. Esses farão o mesmo que nos fizeram outros em nossos passados, não nos amarão do jeito que queremos.
      Vamos agora à realidade, que todo ser humano que quer amadurecer precisa aceitar, quem não aceitá-la terá uma fatídica missão neste mundo, ser cobrador de amor dos outros, e assim nunca terá condições de fazer alianças afetivas sadias e duradouras. Nunca acharemos neste mundo quem nos ame como queremos. Pais que não criam filhos do jeito certo também seremos, e nossos filhos terão que conviver com a mesma realidade, que nós temos que conviver, aceitar que as pessoas não dizem “eu te amo”. 
      Eu, com mais de sessenta anos e como esposo e pai, que fui filho que demorou a amadurecer e parar de cobrar amor, falo até demais para esposa e filhas que as amo, e nestes últimos tempos tenho conseguido dizer isso também à minha mãezinha que ainda vive, com mais de oitenta anos. Infelizmente meu pai já partiu deste mundo, sem que pudéssemos nos acertar em muitos assuntos, mas resolvi essa questão com Deus e aguardo a eternidade, quando poderei ter uma comunhão plena e amorosa com ele.
      Sei que não sou excessão, seres humanos da minha idade tiveram criações com outras prioridades, hoje sei que meu pai procurou dar a mim o melhor que podia, não deixar que eu sofresse o que ele sofreu, ainda que tenha tido dificuldade para me dizer, ao menos uma vez, “eu te amo”. Por outro lado pais das gerações mais recentes até têm facilidade nas palavras, mas na prática estão distantes dos filhos, muitos não assumem casamentos e responsabilidades como os pais mais antigos, ainda que duros, assumiam. 
      Muitos de gerações mais recentes fazem sexo com facilidade, mas não dizem eu te amo com a mesma desenvoltura, e os que dizem muitas vezes é num tom carente, inseguro e possessivo. Desejo é fácil sentir, basta que órgãos e hormônios estejam funcionando, mas amor verdadeiro, que não mendiga atenção, nem domina com violência, só pode ser exercido com coração puro. Ore a Deus e diga eu te amo a quem importa, não sabemos por quanto tempo ainda teremos neste mundo a proximidade de alguns. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário