sexta-feira, janeiro 13, 2023

Homoafetividade é pecado? (2/2)

      “Hipócritas, bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo: este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens.Mateus 15.7-9

      Não usarei agora de meias palavras: a Bíblia condena seres humanos denominados “efeminados” e “sodomitas” (por exemplo em I Coríntios 6.10)? Sim. Podemos tentar reinterpretar a experiência de Sodoma e Gomorra como Deus condenando a promiscuidade que usava práticas físicas com pessoas do mesmo sexo (incluindo anjos) e não os verdadeiros homoafetivos? Sim. Podemos considerar a orientação do vivo Espírito Santo hoje sobre essa questão, superior a que a Bíblia dá num contexto histórico antigo? Creio que sim. O que fazer, então, com certas orientações bíblicas? Desconsiderá-las. 
      Isso é o que muitos cristãos não conseguem fazer por idolatrarem a Bíblia e se considerarem guardiões da tradição judaica-cristã, eles respondem a considerações progressistas sobre homossexualidade assim, “isso só revela que o fim do mundo está próximo”, e para isso também acham muitos textos bíblicos que os apoiem. Homoafetividade não é necessariamente promiscuidade, o verdadeiro homossexual o é interiormente, não porque tem relações físicas com pessoas do mesmo sexo. Heterossexuais também podem ser promíscuos e podem usar até práticas físicas homossexuais em sua luxúria.
      O equívoco que muitos cometem quando condenam homoafetividade de maneira geral, é que só consideram a prática física, e essa pode ser pecado se for vício físico sem amor e fora de uma aliança fiel, como tal pode receber cura, mas isso é indiferente da condição interior e afetiva do ser, se alguém é ou não homossexual. Homossexuais de verdade consideram uma relação heterossexual tão estranha quanto um heterossexual considera uma relação homossexual, verdadeiros homossexuais não podem ser curados porque não precisam de cura, nascem assim e serão assim até o fim de suas vidas. 
      Aproveito a oportunidade para dizer que apesar de não crer que um verdadeiro homossexual esteja em pecado e que será condenado no juízo, penso que muitos homossexuais exageram em suas tendências, tanto quanto exageram heterossexuais. Se é desnecessário mulheres heterossexuais forçarem sua sexualidade com cirurgias plásticas, assim como homens heterossexuais reforçarem a aparência física de macho dominante, também penso que não há necessidade de homossexuais mudarem o corpo com operações e hormônios. Todo excesso é doentio, e precisa de cura, psicológica e espiritual.
      Que fique claro, é o excesso, o vício, a busca desenfreada de prazer no corpo para tentar satisfazer vazio de alma, que podem ser curados e mudados, se houver humildade e temor a Deus no ser humano, não é sua essência sexual mais íntima e verdadeira, que pode ser heterossexual ou homossexual. Deus só criou homem e mulher? Não. Moisés podia ter essa visão em Gênesis, numa sociedade antiga, e com certeza referindo-se muitos mais a uma relação heterossexual necessária para povoar o mundo e fornecer mão de obra e soldados a uma sociedade baseada no trabalho humano, não de máquina. 
      Quando nós como cristãos nos posicionamos a favor dos homoafetivos, muitos cristãos contrários a isso nos colocam no mesmo extremo de não cristãos que apoiam liberdade geral e total, que são contra toda espécie de limites. Eu creio em limites, sim, creio em pecado que separa de Deus, como também creio que em Jesus há um perdão exclusivo e imprescindível para todos os seres humanos. Reforço, contudo, o princípio de Jesus no evangelho, a verdade e a pureza interiores, as do espírito, não do corpo exterior, são essas que serão confrontadas no juízo pelo qual todos nós passaremos. 
      Muitos evangélicos se escandalizam com minha opinião sobre homoafetividade, mas quando o tempo passar, o mundo não acabar, e se fizer com a demonização da homoafetividade a mesma coisa que se fez com o machismo e o racismo, entenderão que santidade vai além de preconceitos, ela é espiritual e espírito não tem sexo ou cor. O conceito de pecado mudou, muda e mudará, isso não deixa o ser humano mais sujo, mas mais limpo. Jesus não tinha preconceitos, conhecia o homem além das capas externas, amava a todos e a ninguém condenava, exceto religiosos hipócritas e sem amor.

Leia na postagem de ontem
a 1ª parte desta reflexão

Um comentário: