segunda-feira, janeiro 09, 2023

Examinavam nas escrituras (1/2)

      “E logo os irmãos enviaram de noite Paulo e Silas a Bereia; e eles, chegando lá, foram à sinagoga dos judeus. Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.” Atos 17.10-11

      Para quem é esta palavra? É para você que a lê, talvez não pela primeira vez, mas que já conhece o “Como o ar que respiro” e volta porque aqui há algo que te faz bem. Se esta for a primeira vez que lê um texto deste blog, se caiu aqui por alguma aleatoriedade de ferramentas de pesquisa na internet, ou porque clicou em um link em algum lugar, pode estar ainda na verificação inicial, e pode ser que leia uma vez e não volte mais. Não tem problema, não tenho nenhuma pretenção de falar à maioria, a uma pequena parcela basta, autoriza Deus a me inspirar para compartilhar diariamente uma reflexão.
      Os que não são para achar alimento neste espaço poderão se escandalizar com tanta crítica feita aqui ao cristianismo oficial no mundo, às religiões de maneira geral, e à católica, às protestantes e evangélicas em especial. A esses aconselho não virem mais aqui, sigam na fé que os trouxe em vitória até este momento, estejam assíduos em suas igrejas e sejam felizes. Mas se algo aqui te falou, te digo duas coisas, a primeira é: não procure desculpas para não viver corretamente, se o problema está em você não é mudança de igreja ou de religião que te fará mais feliz, seja fiel no pouco que tem hoje.
      A segunda coisa que digo é: se já orou bastante, se tem uma vida em harmonia com Deus, se entendeu que o problema não está nos outros, mas em nós, pode ser que através do que aqui é compartilhado Deus esteja te chamando para aprofundar mais sua espiritualidade. Se esse for teu caso, então é momento de orar mais, se consagrar mais, depois, se informar e ler mais, não só sobre igrejas cristãs e Bíblia, mas sobre outras religiões. Se você tem uma experiência genuína com Jesus não abrirá mão dele, mas se Deus estiver te chamando terá que ir mais fundo na intimidade com o Espírito Santo. 
      O texto bíblico inicial diz algo sobre os cristãos de Bereia, eles examinavam nas escrituras para checar o que lhes pregavam Paulo e Silas. Naquela época as escrituras eram os textos judaicos, a Torá e outros. O evangelho prega a mesma coisa que a velha aliança ensina? Basicamente, sim, mas de uma forma mais profunda, indo além de sins e nãos exteriores da Lei e revelando a origem e fim da espiritualidade mais alta, o espírito humano, preparando-o não para um reino no mundo, mas no céu. Os cristãos de Bereia usavam o que tinham nas mãos. O que temos nós nas mãos hoje? É mais que a Bíblia.
      Temos o Espírito Santo, meus queridos, não é só a Bíblia e as doutrinas de nossas igrejas. Muitos citam o termo “cristãos de Bereia” orgulhando-se de serem como eles, achando que os cristãos de Bereia são referência de temor a Deus e diligência para se verificar legitimidade da palavra que se recebe, mas não é bem assim. O conceito é válido, como são tantos conceitos que a Bíblia nos ensina, nesse caso o conceito é não aceitar as coisas sem refletir, não é usar textos antigos como chancela, ainda que na passagem os cristãos já tivessem recebido o Espírito e mesmo assim averiguassem a Torá.
      Contudo, num evangelho pregado a israelitas isso era relevante, veja que a passagem diz que os cristãos de Bereia eram judeus em uma sinagoga, assim havia necessidade do “velho testamento” ser checado para comprovar que o Jesus pregado era o messias prometido pelos antigos profetas judeus. Havia um contexto histórico, isso não criou uma regra para os dias de hoje, a regra hoje é o novo testamento, registrado sob as prioridades do Espírito Santo da nova aliança, mas mais ainda, a regra é o vivo Espírito Santo que fala diretamente aos que o buscam, a esse devemos consultar nos dias de hoje.

Leia na postagem de amanhã
a 2ª parte desta reflexão

Nenhum comentário:

Postar um comentário