domingo, agosto 04, 2013

Humildade mesmo nas certezas

Portanto, irmãos, sede pacientes até a vinda do Senhor. O lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba as primeiras e as últimas chuvas. Sede vós também pacientes. Fortalecei o coração, porque a vinda do Senhor está próxima.” (Tiago 5.7-8).

Por que o povo de Deus, que deveria ser o mais humilde, é, muitas vezes, o mais arrogante? Ele que tem dentro de si a maior referência de certo e de errado, de luz e de trevas, de sabedoria e de tolice, de verdade e de mentira, é o que mais se arroga de direitos que não são seus, que se faz de juiz.
Acho que o homem não está pronto para certezas, elas o deixam arrogante, é nas dúvidas que nasce um coração realmente humilde, que não se posta como maior que seu próximo, que respeita as diferenças e que se enxerga com honestidade. Mas talvez o maior desafio da espiritualidade seja ser humilde, ser simples, mesmo com o coração cheio de certezas.
Mesmo certos de que o que temos não é só mais uma religião, mesmo certos de que vamos para o céu, mesmo certos de que tantas religiões e filosofias são mentiras do diabo que encontram lugar para existir na vaidade humana, mesmo assim ainda devemos respeitar as pessoas, ter paciência com elas, caminhar na luz, mas sempre aguardando que elas se voltem para Deus, afinal o último momento de cada um, só Deus sabe, e a sinceridade de cada um, só Deus conhece.

 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário