sábado, agosto 24, 2013

O humilde é acessível

Humilde é algo tão difícil de ser que o simples fato de pronunciarmos a palavra humildade já nos distancia dessa virtude. Isso porque a arrogância pode estar numa sutiliza, a vaidade escondida no fundo do coração, e tudo isso nos impede de sermos humildes.
Mas uma qualidade de quem é humilde é ser acessível, e acessível a todos, não somente a "escolhidos" e célebres, já que ser humilde com iguais ou superiores é fácil, difícil é ser com aqueles de hierarquia inferior ou com competências menores.
Na verdade o humilde não relativiza nada, não compara, não coloca as pessoas em gavetas, e mesmo que respeite a todos, ele não se orienta por cargos, posições ou títulos. Por outro lado ele não se dá importância, não se leva tão a sério, não exige honra, e faz isso de graça e com graça.
O humilde não usa agenda, está sempre disponível para servir, a todos e sempre, não por possuir uma autoestima baixa, não por se resignar, não por se considerar menos ou pior, mas por amor, com alegria e com honra.
Bem, esta é apenas mais uma reflexão sobre uma virtude que passamos a vida tentando ter, mas que só Jesus viveu em toda a sua extensão e profundidade, tanto no plano horizontal humano, quanto no vertical, divino.

 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário