sábado, agosto 03, 2013

Não se faça de vítima

Quem creu na nossa pregação? A quem se manifestou o braço do SENHOR?
Foi crescendo como renovo diante dele, como raiz que sai de uma terra seca; não tinha formosura nem beleza; quando olhávamos para ele, não víamos beleza alguma para que o desejássemos.
Foi desprezado e rejeitado pelos homens; homem de dores e experimentado nos sofrimentos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, foi desprezado, e não lhe demos nenhuma importância.
Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e levou sobre si as nossas dores; e nós o consideramos aflito, ferido por Deus e oprimido.
Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões e esmagado por causa das nossas maldades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e por seus ferimentos fomos sarados.”
Isaías 53.1-5

...na verdade toda a sociedade está vivendo um momento de vitimização, onde a guerra contra o preconceito é prioridade, onde todos se acham perseguidos e qualquer opinião diferente (nem da maioria, mas dos estão no poder deste mundo) é politicamente incorreta e preconceituosa.
Essa vitimização diminui Jesus e sua obra salvífica, já que vítimas não se sentem culpadas, mas jogam a culpa nos outros, sem culpa não se precisa de perdão, de salvação, essa vitimização tira das pessoas a responsabilidade por seus erros, já que erros pessoais praticamente não existem, somente os dos outros.
Irresponsáveis, as pessoas se acham sempre como exceções e acusam os cristãos de radicais violentos; irresponsáveis, os cristãos seguem arrogantes numa busca desenfreada por milagres e por vitória sobre "inimigos" que nem existem; irresponsáveis, pais e mães não criam seus filhos, filhos não obedecem professores e polícia, e todos jogam a culpa na criminalidade e nos políticos.
Só existiu um inocente que sofreu injustamente, Jesus, só existiu uma vítima que sofreu pelos erros dos outros, Jesus. Se todos tivessem essa visão assumiriam com humildade suas condições, se preocupariam em dar, e não em receber, deixariam de ser mimados e poderiam viver o evangelho genuíno.
 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário