sábado, agosto 31, 2013

Pastor e ovelhas: direitos e deveres

Portanto, irmãos, esforçai-vos cada vez mais por firmar vosso chamado e eleição; porque, fazendo isso, não tropeçareis jamais.” (II Pedro 1.10).

A igreja local e suas autoridades, principalmente no papel do pastor principal, devem cobrar de seus membros a postura de serviço que Deus requer de todos os seus filhos. Cada igreja local tem uma visão geral, que deve ser a do evangelho para todas as igrejas de Cristo, de evangelismo, santidade e adoração, e uma visão específica, característica de cada ministério e de cada pastor. Essas visões devem ser focadas e ensinadas pelos pastores às ovelhas que Deus traz a cada igreja local.
Os membros, por sua vez, têm o direito de cobrar de sua liderança uma postura de temor e tremor diante da administração que essa faz da noiva de Cristo, assim como deve se sentir plenamente útil em sua chamada. Assim como a igreja local tem suas visões, o crente também precisa ter consciência de sua visão pessoal de ministério. Essa visão deve estar submetida a um pastor, dentro de uma igreja, a não ser é claro se essa visão for a de pastorear uma outra igreja local.
Cabe à ovelha, humildade e obediência e cabe ao pastor diligência para dar oportunidade à ovelha não somente para servir à visão da igreja como também para que essa cumpra em 100% sua chamada pessoal. Se a ovelha não se sentir confortável com a visão da igreja, o pastor pode deixá-la de lado no ministério, contudo, se a ovelha não tiver oportunidade de desempenhar seu ministério pessoal ela pode e deve procurar outra igreja.
A visão de Deus é que ninguém é dono de nada, Deus é Senhor sobre todos e todos devem servir a ele, em paz e em harmonia.

Portanto, estai atentos para que o vosso procedimento não seja de tolos, mas de sábios,  aproveitando bem cada oportunidade, porque os dias são maus. Por isso, não sejais insensatos, mas entendei qual é a vontade do Senhor.” (Efésios 5.15-17).

 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário