sexta-feira, dezembro 13, 2013

Incoerência nos púlpitos

As pessoas não são o que falam, mesmo o que sentem, em última instância são o que vivem. Mesmo que queiramos ser algo, que façamos o maior marketing de uma imagem que achamos tão legal ser, é preciso lucidez e verificar o que realmente fazemos no dia a dia de nossas vidas. Isso, o que realizamos, é quem somos de fato.
O louco, ao contrário do que muitos pensam, dramatizam ou romantizam, é o que perde a relação com a realidade, esse não precisa ser necessariamente alguém não produtivo, alienado socialmente ou que toma remédios. Tem muito louco trabalhando, produzindo, sendo educado e mesmo ministrando em igrejas.
Contudo, o que os loucos falam não bate com o que eles vivem. O livro de Provérbios usa o termo louco, às vezes traduzido por tolo e outras vezes por insensato, várias vezes, e o alia àquele que age sem sabedoria, sem temor a Deus, vejamos as citações no capítulo 26, versos 4 e 5:

Não respondas ao insensato de acordo com a sua insensatez, para que não sejas semelhante a ele. Responde ao insensato conforme merece a sua insensatez, para que ele não seja sábio aos próprios olhos.”.

Parece incoerente esse texto, cortado assim, já que um verso diz uma coisa e o outro diz exatamente o contrário (e os versos estão seguidos na Bíblia, Deus permitiu que eles fossem registrados assim, um atrás do outro). Mas a sabedoria reside justamente aí, em não viver debaixo de leis, obedecendo cegamente isso ou aquilo, mas debaixo da sensatez, o sensato pensa, raciocina, usa de inteligência.
Às vezes algo deve ser feito, às vezes não. Como saber quando fazer? Temendo a Deus, estando em comunhão com ele, dando-se ao trabalho de orar, meditar, pensar, ouvir outras opiniões, antes de sair fazendo ou falando, para que se possa decidir pelo mais correto, sem se preocupar em agradar a homens, mas só a Deus.
Isso que fazemos, temendo a Deus e somente a ele, é o que somos de espiritual, e é essa parte nossa que levaremos para a eternidade, a parte que o próprio Deus construiu em nós. Que não sejamos loucos, mas sábios, temendo a Deus e somente a ele, só assim poderemos ter uma vida coerente, reta, agradável a Deus.

Também falamos dessas coisas, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito Santo, comparando coisas espirituais com espirituais. O homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, pois lhe são absurdas; e não pode entendê-las, pois se compreendem espiritualmente. Mas aquele que é espiritual compreende todas as coisas, ao passo que ele mesmo não é compreendido por ninguém.” (I Coríntios 2.13-15).

Mas só percebe coerência no espiritual aquele que é espiritual, o louco nunca entenderá isso realmente e quanta loucura se vê nos púlpitos. Pregadores falando coisas e vivendo outras, declarando ser contra certas doutrinas, mas apenas para agradar alguns, na prática eles executam outras, que agradam à maioria. Vejo isso com relação à doutrina da prosperidade, muitas igrejas já entenderam que a garantia de prosperidade material não é a visão de vitória do evangelho, não em todo o tempo e não em tanta abundância e para todos. Uma vida equilibrada, isso sim é bíblico. 

        "Afasta de mim a falsidade e a mentira; não me dês nem a pobreza nem a riqueza: dá-me apenas o pão de cada dia; para que na fartura não te negue e diga: Quem é o SENHOR? Ou, empobrecendo, eu não venha a furtar e profane o nome de Deus." (Provérbios 30.8-9).

     Contudo, como os púlpitos no lugar de cura emocional, de vida de perdão, de testemunho de justiça, de experimentação real em receber o amor de Deus e dá-lo às pessoas, prometem dinheiro, emprego, casa própria, carro e curas físicas que eu nunca vi acontecer em quase 40 anos de igreja evangélica (cego ver, aleijado andar, etc). Essa é a incoerência que mais vejo nos púlpitos, uma incoerência que se faz marketing interessante para aqueles que dizimam, faz um marketing terrível para os que estão de fora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário