sábado, dezembro 14, 2013

Insensatez nos púlpitos

Em minha opinião, no temor que eu tenho de Deus, na proporção de minha fé e na experiência que tenho em minha caminhada com Jesus, acredito que a Bíblia deva ser interpretada, sim, considerando-se muitas orientações em relação ao tempo, à cultura, ao contexto histórico que foram registradas. Obedecer a Bíblia de maneira cega, sem levar tudo isso em consideração, e principalmente sem buscar em oração a vontade de Deus, é afastar-se da comunhão do pai e colocar-se debaixo de legalismos heréticos. Pensando assim quando lemos o texto como o abaixo, entendemos que para uma sociedade como a de Israel, que tinha sua prosperidade baseada em conquistas militares, em guerras, e tinha sua integridade religiosa mantida através de uma total separação dos costumes dos outros povos, era relevante que os inimigos e rebeldes fossem mortos no fio da espada.

Moisés indignou-se contra os oficiais do exército, chefes dos milhares e chefes das centenas, que vinham da guerra, e lhes disse: Deixastes viver todas as mulheres? Estas mulheres foram as que, por conselho de Balaão, fizeram que os israelitas pecassem contra o SENHOR no caso de Peor, o que causou a praga na comunidade do SENHOR. Agora matai todos os meninos entre as crianças e também todas as mulheres que conheceram um homem na intimidade, deitando-se com ele. Mas preservareis vivas para vós todas as meninas que não conheceram homem, deitando-se com ele.”
Números 31.14-18

Isso não é a vontade de Deus para seus filhos, debaixo do novo testamento, ligados a ele através de Jesus. Hoje a separação não é física, não em primeira instância, mas espiritual e emocional. É claro que como consequência, os filhos de Deus procuram fazer suas alianças, de negócio e de afeto, com semelhantes. Por favor, entenda que o amor e o respeito devem ser compartilhado com todos, principalmente com os diferentes, mas nas alianças feitas com pares existe a sabedoria e proteção de Deus (II Coríntios 6.11-18).
Para uma sociedade que matava literalmente seus inimigos, uma sociedade que convivia com a violência física de forma tão próxima, talvez fosse útil a disciplina dos filhos através de vara, como orienta o texto abaixo.

Não retires a disciplina da criança, pois, se a castigares com a vara, ela não morrerá. Castigando-a com a vara tu a livrarás da sepultura.”
Provérbios 23.13-14

Mas na sociedade atual, isso não é mais necessário. A autoridade verbal de um pai, se feita de maneira correta, basta. Um não firme vale muito mais que a aplicação de dor física, às vezes feita com ira e sem qualquer explicação dada para aquele que está sendo punido. Hoje vivemos numa sociedade que busca o diálogo, essa é a ferramenta de gente civilizada, e principalmente, de verdadeiros filhos de Deus.
Se esse exemplo do Antigo Testamento não bastou, veja o texto abaixo, registrado no Novo Testamento:

as mulheres devem permanecer caladas nas igrejas. Porque não lhes é permitido falar. Mas estejam submissas como também a lei ordena. Se quiserem aprender alguma coisa, perguntem em casa ao marido, porque para a mulher é vergonhoso falar na igreja.
I Coríntios 14.34-35

Alguém acha que esse costume deva ser seguido nas igrejas cristãs atuais? Não deve e nem é, não na maioria, pelo menos. Mas é uma orientação do apóstolo Paulo, semelhante a tantas outras que obedecemos dogmaticamente. A verdade é que o povo de Deus, infelizmente e deste os primeiros séculos, usa a Bíblia de maneira conveniente. Seguem o que interessante seguir, exigem dos outros, aquilo que lhes convêm. Mas Deus nem leva isso em consideração, se fosse levar não existiria uma igreja ou um filho de Deus com a presença do Espírito Santo. O que é sensato, contudo, deve entender essas coisas e agir com sabedoria.

Tendo em vista tudo isso, muita coisa precisa ser repensada na Igreja Cristã do século XXI, mas para isso é preciso coragem, primeiramente dos líderes, aqueles que se preocupam com o que Deus pensa deles, a pagam o preço de perderem apoio de muitos, apoio intelectual, emocional e financeiro. Louvado seja o nosso Deus, que tem tanta misericórdia, e nos abençoa e nos guarda mesmo sendo nós, tão duros de coração, tão preguiçosos para crer, pensar e viver o evangelho verdadeiro, louvado seja Deus por sua graça infinita e pelo seu maravilhoso amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário