quinta-feira, dezembro 12, 2013

"Profetada" nos púlpitos

Que dois ou três profetas falem, e os outros julguem o que foi dito.” (I Coríntios 14.29).

O texto acima nos dá autoridade bíblica para julgar as palavras proféticas, sejam quais forem, ditas por quem sejam. Nossa autoridade máxima e final sempre será a palavra escrita, dentro do escopo dos 66 livros que compõe o cânone bíblico, baseado nesse princípio é que farei a reflexão a seguir. Como em outras vezes, leia o texto com cuidado, leia mais de uma vez se for necessário, se encontrar alguma palavra que não sabe o significado, use o dicionário. Reflita de forma racional e debaixo do temor de Deus, e lembre-se, esse blog é apenas a opinião de um homem, sujeito a falhas, mas que deseja sinceramente concorrer para que o povo de Deus tenha uma vida santa, coerente e de real impacto na sociedade atual.

O termo “profetada” é usado para definir a ação de homens que “profetizam” conforme seu coração e não conforme o coração de Deus, enfim quando dizem que ele disse quando ele não disse. É claro que isso é mais comum entre os pentecostais, onde o dom de profecia é exercido de maneira explícita.
(O dom de profecia, o autêntico, também é usado no meio chamado tradicional, mas sabiamente por muitos que proferem a profecia como um estudo bíblico, e não de uma maneira mais enfática, e porque não dizer, dramática. Quem disse que essa maneira de entregar uma profecia não é a mais madura? Não que seja errada a outra, mas não seria mais coerente dar à palavra profética uma roupagem mais racional, sem que ela perca seu objetivo, obviamente, isso em pleno século XXI, depois que o homem experimentou tantas revoluções científicas e filosóficas? Essa pergunta eu deixo para que cada um responda.)

Até quando se achará isso no coração dos profetas que profetizam mentiras e o engano do próprio coração?
Com os sonhos que relatam uns aos outros, eles planejam fazer o meu povo se esquecer do meu nome, assim como seus pais se esqueceram do meu nome por causa de Baal. O profeta que tem um sonho, conte o sonho; e aquele que tem a minha palavra, fale fielmente a minha palavra. Que tem a palha em comum com o trigo?, diz o Senhor.
Não é a minha palavra como fogo, diz o Senhor, e como martelo que esmaga a rocha? Portanto, estou contra os profetas, diz o Senhor, os quais furtam uns dos outros as minhas palavras, cada um ao seu próximo. Estou contra os profetas, diz o Senhor, que usam a própria língua e declaram um oráculo: Ele disse.”
Jeremias 23.26-31

Acho que é o melhor caminho para se compartilhar uma coisa é ensinar a maneira certa de se fazer algo, ao invés, ou antes, de falar sobre as maneiras erradas. Bem, o contrário de “profetada” é entregar uma palavra que vem diretamente do coração de Deus. A grande característica de uma profecia de Deus é que ela é realmente espiritual, mesmo que seja palavra de disciplina ela é experimentada por aquele que a recebe como uma palavra de consolo. A profecia de Deus não machuca, pode até ser palavra dura, mas se recebida com humildade deixa no final uma esperança, uma saída, “deixo-vos a minha paz”.
Outra característica da profecia de Deus é que ela glorifica a Deus, não os homens ou as instituições. Deus não levanta um profeta para que os pastores sejam honrados, os homens sejam honrados, as igrejas locais sejam honradas. Esses até pode ser valorizados no final, mas como consequência do nome de Deus ser glorificado antes, de sua vontade ser feita e vivida. A profecia de Deus é de Deus e gera frutos que voltam para Deus.
A tal da “profetada” pode ser cometida por homens em uma única disposição, a de chamar a atenção de outros homens para si, para seus interesses, para suas vaidades. Essa comete a heresia de manipular a palavra de Deus, a autoridade de Deus, as pessoas, em prol do falso profeta. É claro que um profeta verdadeiro às vezes é usado para entregar uma palavra bem dura, mas a dureza máxima só é útil para os duros de coração ao extremo. Palavra dura, que não deixa cura e nem consolo, contra justos, fieis, escolhidos de Deus, é “profetada”.

Agora, a “profetada” mais séria é aquela feita no púlpito, a irresponsabilidade de quem a profere, munido de uma autoridade que é conferida inicialmente por Deus para quem sobe num púlpito, diante de ovelhas sedentas pela palavra de Deus, é enojada por Deus. (Antigamente chamávamos isso de "mensagem de encomenda", aquela que é feita para atingir pessoas específicas de acordo com interesses específicos.) Esses, que assim manipulam as coisas em seu interesse, sofrerão o pesar da mão de Deus. Lembro como textos do antigo testamento são usados fora do contexto pela insegurança de líderes que perderam a visão da vontade de Deus e que apossados de inveja e ira desrespeitam corações sinceros de ovelhas frágeis.

Eu te exorto diante de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos, pela sua vinda e pelo seu reino, prega a palavra, insiste a tempo e fora de tempo, aconselha, repreende e exorta com toda paciência e ensino.
Porque chegará o tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, desejando muito ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo seus próprios desejos; e não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão para as fábulas.
Tu, porém, sê equilibrado em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista e cumpre teu ministério.

II Timóteo 4.1-5

Nenhum comentário:

Postar um comentário