terça-feira, dezembro 31, 2013

Este ano que passou valeu a pena?

O que marcou em sua vida neste ano que está terminando? O dinheiro que você ganhou? Talvez não, não para a maioria de nós, não para a maioria de nós cristãos. Talvez muitos dirão, procurando algo legítimo, verdadeiro, perene, algo que realmente valha a pena, que o que marcou foi a companhia dos verdadeiros amigos. Ok, eu também penso assim, acho que a aproximação dos sinceros, que realmente nos amam, que fazem, mais do que falam, que fazem algo bom por nós, essa é a lembrança que queremos guardar desse ano que está findando.
Mas até que ponto uma lata de cerveja, uma garrafa de vinho, um bom churrasco, um fondue de queijo (no inverno) foram motivação para nos aproximar desses amigos? Entenda que quem fala aqui não é um crente legalista, que acha que o cristão deva viver debaixo de regras que precisam ser obedecidas cegamente para que haja santidade. Não, eu não sou isso, acho que muitas coisas proibidas pelos púlpitos (já que cara a cara muitos pastores não têm coragem para assumir certas coisas) podem ser feitas desde que haja sabedoria e equilíbrio. Contudo, resumir a vida humana à satisfação de uma alegria que criada por álcool e comida é algo por demais medíocre, menor, o que o homem pode alcançar espiritualmente vai além disso.
Bem, nesse momento eu não posso mais dizer o que é certo e o que é errado, o que eu posso fazer é dar o meu testemunho pessoal. Sinto-me muito feliz em dizer, com 54 anos, com um casamento sólido de 17 anos e com duas filhas bem criadas, que as lembranças melhores que ficaram em minha alma, e de minha família, foram construídas tendo a ação livre do Espírito Santo como centro. Não, não foram alegrias experimentadas a troco de chope ou de picanha, mas debaixo de oração e de adoração, e eu repito, tive momentos bem gostosos com amigos e parentes em churrascos e festas de aniversários.
Por que essas lembranças são melhores? Porque são elas que me dão e me darão forças para o próximo ano, não somente nas experiências de alegria, mas nas de luta, de angústia, já que a vida é isso, um monte de coisas que acontece, muitas vezes ao mesmo tempo e muitas outras vezes sem a gente esperar. O que eu desejo a você é que você tenha uma experiência real com Deus e que seja isso a coisa mais importante de sua vida, e se não foi que seja então. Com Deus no centro, com Deus no trono de nosso coração, com Deus à frente, tudo fica bom e todas as lembranças farão sentido, valerão a pena, contribuirão para que sejamos seres humanos melhores, influenciando todos ao nosso redor para que também sejam melhores.
          Bom réveillon!

Nenhum comentário:

Postar um comentário