quarta-feira, dezembro 04, 2013

Mudar é preciso sempre

E não vos amoldeis ao esquema deste mundo, mas sede transformados pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12.2).

Algumas pessoas não mudam nunca, outras pessoas escolhem mudar para serem pessoas melhores, muitas só mudam depois de muito sofrer, mas existem outras que mudam por conveniência, para manter o poder, um falso poder que pensam que possuem.
É estranho como dentro da igreja cristã, onde se prega arrependimento e vida nova em tantos cultos, existe tanta gente que na prática simplesmente acha que não precisa mudar. Não, elas não admitirão isso com palavras, mas em seu dia a dia é isso o que vivem.
Não mudam quando não sabem admitir que estão erradas, quando não sabem pedir perdão, quando se fazem o tempo todo de vítimas sempre colocando a culpa nos outros ou no diabo, diabo esse que leva a glória na maioria das vezes sem fazer nada.

Por acaso não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel?, declara o Senhor. Como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.” (Jeremias 18.6).

Mudar tem um preço, e esse preço é a dor, a parábola do oleiro (Jeremias 18.1-6) é um texto que explica com perfeição o processo de mudança. A mudança começa com a desconstrução completa de algo que até então parecia perfeito, funcionar muito bem. Se não houver isso não terá como algo realmente novo ser reconstruído, não pode haver vestígios do que existia antes.
É isso que dói, a contemplação dos cacos, dos pedaços que restaram após a experiência do quebrantamento. O único consolo possível nesse momento é acreditar, sem saber, sem ver, que Deus pode fazer em nós uma novidade e que ela será melhor que aquilo que éramos.
Mas mudar é preciso e depois que o processo termina ficamos felizes, qual criança que ganha um brinquedo, rindo à toa, de felicidade, jubilosos com o milagre que só Deus pode fazer mudando os nossos corações de pedra para corações de carne.
Bem, um coração de carne é frágil, mas possui uma virtude que o coração de pedra não tem, ele sente, se sensibiliza, chora e ri, e acima de tudo, se importa, não só consigo mesmo, mas com os outros. Você quer um coração assim? Então precisa mudar, essa mudança leva tempo e ela só termina quando partimos desse mundo.
Na mudança temos duas oportunidades únicas, ambas relacionadas ao conhecimento: um é o conhecimento de nós mesmos, outro é o conhecimento de Deus. Esses são os únicos conhecimentos que nos fazem crescer espiritualmente, e são os únicos que levaremos para a eternidade.

"E a vida eterna é esta: que conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, que enviaste" (João 17.3).

Nenhum comentário:

Postar um comentário