domingo, dezembro 08, 2013

Jesus: a única vítima verdadeira

Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a boca; como um cordeiro que é levado ao matadouro, e como a ovelha muda diante dos seus tosquiadores, ele não abriu a boca. Foi levado por juízo opressor; e a sua descendência, quem a considerou? Pois ele foi tirado da terra dos viventes, ferido por causa da transgressão do meu povo.
Deram-lhe uma sepultura com os ímpios, e ficou com o rico na sua morte, embora nunca tivesse cometido injustiça, nem houvesse engano na sua boca. Contudo, foi da vontade do SENHOR esmagá-lo e fazê-lo sofrer; apesar de ter sido dado como oferta pelo pecado, ele verá a sua posteridade, prolongará os seus dias, e a vontade do SENHOR prosperará nas suas mãos.
Isaías 53.7-10

Jesus foi o único que sofreu sem motivo, sofreu pelos outros, não por si mesmo. Só entendemos o valor do que Jesus fez por nós na cruz quando saímos da condição de vítima de tudo e assumimos a nossa real posição de agressor. Agressor de quem? Do Cristo crucificado por nossos pecados, para começar, e por aí vai...
Quando nos colocamos como vítimas, estamos nos pondo no lugar de Cristo e, portanto, assumindo que não precisamos de redentor, já que como vítimas, não pecamos, os outros pecam, não nós.
Muitas pessoas se negam a sair de sua condição de machucadas, negam-se a buscar e tomar posse da cura, para manterem-se assim, como vítimas. Nessa condição elas se eximem de qualquer responsabilidade, de qualquer iniciativa, esse orgulho amarra as vidas a uma eterna condição de fragilidade, uma falsa fragilidade.
Assumir-se como agressor é amadurecer, tomar para si a responsabilidade, só depois disso é que podemos ter um encontro real com Deus através de Jesus, só depois disso é que nos convertemos e experimentamos a salvação e a maravilhosa comunhão com o pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário