sábado, fevereiro 02, 2019

A simplicidade do Evangelho

      Uma das belezas do Evangelho é compartilhar ensinamentos profundos de maneira simples, ensinamentos que mesmo muitos cristãos não entendem a completa extensão e consequências deles, que filosofias e esoterismos denominam mistérios, arcanos eternos, Jesus os dá de uma forma que todos sempre podem entender. Jesus orienta o caminho para o objetivo mais nobre, para o lugar mais próximo da presença em amor do Altíssimo, com poucas palavras, sem longos processos, e muitas vezes usando alegorias poéticas, lindíssimas, que um ser humano de qualquer parte do mundo e de qualquer tempo pode entender com facilidade.
      Já conheci muitas filosofias e reflexões espirituais, li palavras maravilhosas de várias linhas místicas, mesmo as guardadas pelo ocultismo, e creiam em mim, tais textos não falam bobagens ou heresias, são interpretações lúcidas do universo, do ser humano, da natureza e do mundo espiritual, e se soubermos ler veremos que muitas delas não contradizem o Evangelho. Contudo, nenhuma palavra nos apresenta o acesso a Deus, à paz e ao perdão, de forma tão direta, descomplicada, pessoal e eficiente, nenhuma palavra mostra Jesus como o verbo de Deus que salva o homem. 
      Assim quando Cristo diz “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á.” em Mateus 7.7, Jesus não explica as entrelinhas do ensino, que na insistência conhecemos melhor não só a Deus, mas principalmente a nós mesmos, que provamos nossas intenções em querer algo, que aprimoramos nosso caráter e nosso espírito antes de ter a resposta de um pedido muitas vezes só sobre o plano material. Jesus só diz peça e se não receber peça de novo, isso qualquer criança entende, mesmo que a profundeza do Evangelho não seja para crianças, pelo menos não para crianças espirituais. 
      Mas talvez a verdade sobre a porta para o Evangelho seja Lucas 18.16-17, “Mas Jesus, chamando-os para si, disse: Deixai vir a mim os meninos, e não os impeçais, porque dos tais é o reino de Deus. Em verdade vos digo que, qualquer que não receber o reino de Deus como menino, não entrará nele.”, talvez a vida não seja assim tão complicada, talvez não precise ser tão complicada, talvez a grande chave para entendermos o cosmos seja algo simples, tão simples que nós, homens arrogantes, complicados e que queremos ser mestres, não vemos e está bem na nossa cara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário