sábado, março 13, 2021

A meditação do meu coração (1/2)

      “Quem pode entender os seus erros? Expurga-me tu dos que me são ocultos. Também da soberba guarda o teu servo, para que se não assenhorie de mim. Então serei sincero, e ficarei limpo de grande transgressão. Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, Rocha minha e Redentor meu!Salmos 19.12-14

      Mais um daqueles textos maravilhosos que só a Bíblia contém, três versículos do salmo dezenove. Ele não fala do desejo do ser humano de ser religioso, nem de ser uma pessoa do bem, é mais que isso, ele expressa a intenção de agradar ao Senhor do fundo do coração, sem superficialidades, sem falsidade. Se o cristão aprende no início de sua caminhada, inclinado pelo Espírito de Deus que nele passa a habitar, a entender a relevância do pecado e a importância desse ser assumido e perdoado, o texto inicial vai além, “quem pode entender os seus erros? expurga-me tu dos que me são ocultos”. 
      Será que sabemos de verdade o quanto somos injustos, egoístas, orgulhosos, vaidosos? Não, não sabemos, e no fundo resistimos em assumir pecados, no fundo sempre achamos uma desculpa para nosso erro, ou um explicação para que ele não seja pecado, não nosso, isso tudo enquanto jogamos a culpa nos outros. Todavia, aquele que de fato quer obedecer a Deus tem um desejo profundo, que o leva a ter consciência de que está sempre em dívida com a perfeição, por isso clama por misericórdia e pede ao Senhor que perdoe, mesmo aquele pecado que ele talvez não saiba que fez e que faz. 
      “Também da soberba guarda o teu servo, para que se não assenhorie de mim, então serei sincero, e ficarei limpo de grande transgressão”, essa é a oração do que de fato busca o caminho da humildade, ele sabe que é humano, que não é melhor que ninguém, que também é arrogante e está longe de ser humilde, por isso ele clama ao Senhor. Só humilde, sem olhar altivo, sem se achar mais digno ou com mais direitos, é que se é sincero do bem e se está de fato limpo de todo o pecado. O caminho da clareza espiritual é trabalhoso e doloroso, os que não querem desconfortos e verdades fogem dele.
      Todavia, só o limpo de coração fará a meditação certa, que agrada a Deus, dirá as palavras corretas, pois são a intenção não do ego humano, mas do Deus altíssimo, que as revela aos que o buscam. Essa meditação Deus ouve pois foi ele mesmo quem a revelou ao homem, quanta liberdade, quanta intimidade temos com o Deus único e verdadeiro, todo poderoso Senhor e criador, quando buscamos uma comunhão com santidade e em humildade. Quantas perguntas podemos fazer a ele, e quantos mistérios nos podem ser explicados, se tantos que invocam o nome de Deus praticassem de fato isso. 
      Santidade e humildade nos permitem ter intimidade com o Senhor, o amigo íntimo pode passar mais tempo com Deus, livre das ansiedades do dia a dia, leve e próximo para ter um diálogo mais aberto com o Altíssimo. Muitos pedem coisas a Deus, outros agradecem a ele pelo que recebem, tantos oram sobre assuntos mais variados, mas somente o amigo íntimo meditará na presença de Deus, abrindo coração e mente, conhecendo os mistérios e conquistando uma comunhão que o fará amar mais ao Senhor, e consequentemente ter mais forças para obedecê-lo, ser feliz e fazer os outros felizes.

Reflexão dividida em duas partes,
leia na postagem de amanhã a 2ª parte.
José Osório de Souza, 30/11/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário