sexta-feira, março 26, 2021

Nada frustra o plano de Deus

      “Bem sei eu que tudo podes, e nenhum dos teus pensamentos pode ser impedido.” 
Jo 42.2 versão Revista & Corrigida
      “Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido.
  Jo 42.2 versão Corrigida Fiel
      “Sei que podes fazer todas as coisas; nenhum dos teus planos pode ser frustrado.” 
Jo 42.2 versão Revista & Atualizada

      Algumas pessoas parecem viver uma vida correta, até parecem, aos nossos olhos, não cometerem erros, fazem as melhores escolhas nos melhores tempos e dão alegria fácil a muita gente. Essas obedecem os desígnios de Deus? Não necessariamente, obedecer a Deus nos faz crescer, crescemos quando nos confrontamos com coisas que nos desafiam e exigem de nós maiores esforços e dedicações. Alguns, ainda que nos pareçam ser pessoas que cumprem o plano de Deus, não cumprem, são como os ricos da parábola de Jesus (Marcos 12.41-44), do muito que têm dão pouco.
      Outras pessoas parecem ter dificuldades para interagir com a vida real, escolhem mal, perdem tempo e deixam muitos desgostosos. E esses, fazem a vontade de Deus? Por mais incrível que pareça muitos desses podem fazer, pois fizeram tudo o que podiam e um pouco mais, se esforçaram, são como a viúva pobre da parábola, pareceu dar pouco, mas foi seu máximo e de todo o coração. Por isso não devemos julgar ninguém, muito menos pela aparência, Deus julga conforme a boa intenção do coração que se transforma numa ação de qualidade, ainda que curta e menor.
      Isso significa que alguns cumprem o plano de Deus e outros não? Não, nada frustra o plano de Deus, nunca, não se olharmos as coisas sob um ponto de vista mais elevado, ainda que não possamos de fato saber qual é o ponto de vista do Altíssimo. Não são só nossas vidas que estão debaixo da mão do Senhor, o universo não depende só de nós, Deus tem todos os seres humanos, de todos os tempos e lugares, sob sua vontade, de um jeito ou de outro todos e tudo contribuem para o equilíbrio e a harmonia do universo, ainda que não vejamos isso por nossas limitadas vistas.
      Se um não faz, o outro fará, de maneira que tudo o que Deus pensa se realiza, Deus não é homem que pensa e se arrepende, ou que pensa levianamente e não chega a concluir o que planeja. Isso nos leva a duas conclusões, a primeira é que algumas coisas, por mais que insistamos, desejemos, mesmo oremos, não acontecerão, a segunda é que outras coisas, por mais que pareçam demorar ou serem impossíveis de acontecer, acontecerão, Deus administrará o universo e seus intrincados sistemas para que ocorram, e quando é assim ele nos dá paz suficiente para aguardarmos. 
      Eu não seria honesto com o que tenho recebido de Deus, em misericórdia e conhecimento, se não levantasse uma questão: e quanto a tantos que sofrem, aparentemente sem merecer, pobres, crianças, de tantos lugares do mundo, é a vontade de Deus que sofram sem receberem consolo e ajuda para uma vida minimamente digna? Respondo a isso com dois conselhos, o primeiro é: façamos a diferença, ajudemos! Não só dizimando em igrejas, mas ajudando a tantos que sofrem, aos nossos olhos injustamente, e que estão perto de nós, nas ruas, em nossa vizinhança, em casas de caridade. 
      O segundo conselho é: não nos acomodemos com questões como essa, não olhemos só para nós, mas atentemo-nos a tantos problemas sem solução no mundo! Deus é amor e justiça, mas os que avaliarem com mais lucidez e profundidade a realidade, entenderão que muitas respostas que a religião evangélica dá não responde a tudo, pelo menos não prova o amor e a justiça que os próprios evangélicos dizem que Deus tem. Não, não é Deus que está errado, somos nós, que seguimos incoerentes e rasos, sabendo pouco e fazendo muito menos para de fato conduzir o universo a seu melhor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário