quarta-feira, março 03, 2021

Só resista

      “E eu te porei contra este povo como forte muro de bronze; e pelejarão contra ti, mas não prevalecerão contra ti; porque eu sou contigo para te guardar, para te livrar deles, diz o Senhor.Jeremias 15.20

      Às vezes para fazermos a vontade do Senhor e sermos vitoriosos numa questão, não é preciso atacar e muito menos retroceder, mas simplesmente resistir, parados e firmes, como um “forte muro de bronze”. Pode parecer fácil não fazer nada, ficar calado, apenas nos mantermos na posição em que Deus nos colocou, mas não é, temos à tendência sempre de reagir a um ataque, ou fugindo para nos proteger ou agredindo para anular o ataque. Permanecer íntegro e em paz, só resistindo pelo Espírito de Deus, pode exigir de nós mais espiritualidade que achamos que pode, Jesus é quem dá o melhor exemplo disso, na maioria das vezes resistia calado aos ataques dos líderes religiosos judeus invejosos e maliciosos. 
      Mas é importante que entendamos que devemos agir assim quando Deus manda, muitas vezes Deus manda que ainda que sem reagir, tomemos outra direção, nos desviemos do agressor, e outras vezes o Senhor pode nos levar a reagir com uma resposta espiritual, com a espada do Espírito Santo, que ainda que seja usada em amor e justiça anulará a agressão. Se Deus, contudo, mandar que permaneçamos onde estamos, que mantenhamos nossa posição, nossa convicção, nossa palavra, nossa interpretação dos fatos, é porque teremos vitória na questão assim, ainda que nosso agressor grite e esperneie, repetindo e insistindo em seus argumentos, em sua violência, em seu ataque às vezes desproporcional e descontrolado. 
      Por que às vezes essa é a melhor reação? Porque o silêncio muitas vezes pode falar mais alto e melhor que as palavras, o silêncio pode dar oportunidade ao agressor de refletir sobre sua agressão, sobre sua atitude, sobre suas palavras, já que se nos calamos o que vai ficar em sua cabeça são suas palavras, não as nossas. Isso também é um gesto de confiança na inteligência alheia, mesmo que alguém perca o controle e esteja errado, todos têm dentro de si o mínimo de discernimento para saber se estão certos ou não. Os orgulhosos, contudo, dificilmente ouvirão os outros, mas só a si mesmos, assim no nosso silêncio eles têm a chance de se ouvirem, e quiçá, mudarem de atitude, a melhor arma contra nós somos nós mesmos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário