domingo, março 21, 2021

Copo meio vazio ou meio cheio?

      “Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.Mateus 11.29

      Para aqueles que aguardam transplante de coração uma nova tecnologia permite um coração artificial, ele funciona assim: parte do dispositivo é instalado dentro do corpo, ligado diretamente ao coração, mas a parte maior, ligada à interna, é externa, levada em uma bolsa. Esse aparelho portátil ajuda o coração original a funcionar, bombando o sangue, com ele a pessoa tem limites, não pode, por exemplo, entrar numa piscina, além disso tem que tomar remédios diários, que ajudam na coagulação do sangue etc. 
      Levar uma bolsa para todo lugar transportando esse equipamento parece um estorvo? Mas não é, não para quem teria que ficar preso em um hospital, aguardando o transplante, ou estaria sujeito a falecer a qualquer momento. A lição disso é que quando um problema é muito grande, trocá-lo por outro um pouco menor, que o resolve, é solução, não problema. Muitas vezes Deus precisa permitir um tipo de situação semelhante em nossas vidas, para pararmos de reclamar, termos fé e sermos mais mansos e humildes. 
      Felicidade é conceito relativo, o que dela basta para alguns, para outros é pouco, ela diminui à medida que aumentamos o tamanho de nossos problemas, quem exagera na importância que dá a problemas, terá mais dificuldade para ser feliz. A pergunta é: o que precisamos para ser felizes? Podemos ser felizes com menos e assim não acharmos que é problema não termos mais. Você só é feliz se tem o celular mais caro? Pois saiba que muitos podem fazer compras de mercado por um ano com o preço de certos smartphones.
      O homem atual coloca um preço muito alto em sua felicidade, e não me refiro aos que podem pagar, me refiro à maioria que não é humilde para ser feliz com o que pode ter, essa dificilmente é feliz pois acha que a vida é um problema sem solução à medida que sempre está se comparando aos que têm mais bens que ela. Mas ninguém pode preencher coração vazio com valores materiais, e os que acham paz nas virtudes morais e espirituais, entenderão que muitos problemas materiais não devem ser levados tão a sério.
      Ser feliz é ser livre e ser livre não é querer ter, mas é não ter necessidade de possuir, livre vemos o copo meio cheio, não meio vazio, temos temor a Deus para aceitar que as coisas poderiam ser piores e por isso devemos ser gratos pelo que temos. Jesus não nos promete uma vida sem jugo, mas não dá a oportunidade de carregar o jugo que ele nos dá, esse jugo é leve porque Jesus já levou a parte pesada na cruz, e porque ele nos capacita a resolver o que pode ser solucionado e a aceitar com mansidão o que não pode.

Nenhum comentário:

Postar um comentário