sábado, março 20, 2021

Com todo o coração!

      “Louvar-te-ei, Senhor Deus meu, com todo o meu coração, e glorificarei o teu nome para sempre.Salmos 86.12

      “E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.Jeremias 29.13

      “E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homensColossenses 3.23

      Existem formas diferentes de se mapear a subjetividade humana, aquelas áreas que vão além do corpo físico, geralmente uso os termos corpo, alma e espírito, corpo para me referir à parte material, espírito à parte espiritual que nos diferencia dos animais e que permite que tenhamos comunhão com Deus, e alma, me referindo à parte emocional e intelectual. A parte intelectual são os pensamentos e raciocínios que exercemos pela nossa mente, essa parte é mais fria, digamos assim, já a parte emocional são os nossos sentimentos, não tão definidos como os pensamentos, mas que nos dão o discernimento passional da existência, percepções e sensações mais quentes, como o prazer, a dor, a saudade, a esperança, e mesmo o tédio e o êxtase. 
      Somos seres complexos, e como sempre dizemos aqui, o ideal é que tenhamos experiências que nos equilibrem por inteiros, raciocinar é importante, pensarmos antes de agir, mas sentir nos faz perceber vivos. Só pensar, na prática não muda-nos como seres, assim como só sentir pode levar-nos a praticar coisas insensatas, o ideal é pensar e sentir, usar a mente e o coração (que usamos para definir nosso centro emocional), a emoção dá legitimidade ao pensamento, realiza-o no primeiro lugar que nos é possível, dentro de nós mesmos. Mas se pensamos certos, sentimos com convicção e agradamos a Deus com isso, temos uma experiência que vai além de nós, passa pelo nosso espírito toca a Deus que reflete sua vontade nas realidades.  
      Muitas vezes gastamos tempo e energia tentando entender o que e como devemos orar, depois tentamos achar em nossos sentimentos legitimidade para o nosso clamor, contudo, ainda assim, nossa oração parece não subir além do teto, parece que Deus não ouve. O problema pode estar em nós quando tentamos buscar a Deus com uma solução pronta, e mesmo inconscientemente, tentando sugerir essa solução a Deus. Quem chega pronto não pode receber nada de Deus, quem não admite estar doente, não pode ser tratado pelo médico, quem não se desconstrói e entrega os fragmentos ao oleiro, não pode ser reconstruído por aquele que fez o barro, conhece todos os seus elementos e sabe o melhor jeito de moldá-lo, para então usá-lo do melhor jeito. 
      Diz-se que chorar faz bem, permite desabafo que depois, ainda que não resolva nada na prática, nos dá paz, mas saiba que muitas vezes chorar não adianta de nada, pode até piorar nosso emocional. A chave está na interação, de mente, corpo e espírito ligado com Deus, quando o que nos leva a pensar é uma comunhão íntima com Deus, nosso espírito toca o Altíssimo e esse reflete em nosso coração uma emoção diferente, daquela que é só física. É sobre isso que os versículos iniciais falam, quando louvamos, buscamos e fazemos com todo o coração, coração que é mais que centro emocional físico, é todo o nosso ser em interação com o Espírito de Deus, existe uma emoção, mas é diferente, não é efeito do corpo, mas de uma experiência em Deus. 
      Somos seres complicados, às vezes até inconscientemente queremos provocar emoção para convencer a nós, aos outros e até a Deus, que nossa dor e nosso clamor são legítimos, se for só por isso poderemos nos emocionar e continuarmos sem paz. Buscar solução de Deus em oração pode ser um processo que demore um tempo, necessário para pararmos de tentar resolver as coisas do nosso jeito e nos calarmos, pararmos de buscar algo dentro de nós e começarmos a achar algo em Deus. Deus precisa do nosso silêncio para falar e é esse silêncio, com todo o coração, que estabelece um contato com o Deus que está muito acima do teto de um local físico, quando isso acontece Deus responde e somos tocados emocionalmente de forma diferenciada.
      Somente uma experiência de oração assim pode nos alimentar, quem não a busca, perseverantemente até achá-la, poderá fazer longos períodos de clamor, mas num momento se cansará e se afastará de Deus, achando que fez a sua parte e Deus não fez a dele. Mas essa experiência só tem o humilde, que se quebranta diante de Deus com todo o coração, eis o trabalho mais nobre que o ser humano pode fazer, que o coloca intimamente ligado a Deus, que faz com que o homem entenda sua chamada maior. Muitos trabalham muito, se esforçam tanto, mas nunca têm aquilo que os satisfaça, nunca acham tranquilidade de alma, porque ainda que coloquem Deus na equação o põem só como um figurante do teatro que encenam, não como o protagonista. 
      Creiam, essa experiência é muito mais que sentimento do coração, é o poder espiritual de Deus retornando a nós e colocando em prática sua vontade, é essa manifestação espiritual que liberta de opressão, que cura corpo e mente, que interfere mesmo na alma de outras pessoas liberando um benefício que necessitamos. Ainda que Deus respeite sempre o livre arbítrio humano, a oração feita com todo o coração autoriza guerras espirituais a nosso favor, ordena anjos e expulsa demônios, tudo sempre feito com humildade do homem e sob autorização de Deus, não por força nem por autoridade humanas. Quem faz essa oração sabe o momento exato quando a força saiu de Deus e fez o que lhe aprouve, o resultado é uma paz única e perene. 

José Osório de Souza, 21/02/21

Nenhum comentário:

Postar um comentário