quinta-feira, março 25, 2021

Só é aprovado quem passa pela prova

      “Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes.Tiago 1.2-4

      Negar a existência de um problema, inventar desculpas para não enfrentar oposições, tentar desprezar algo, dizer que não existe, só porque dói, não anulará a barreira, não resolverá uma questão. Há sofrimentos que são improrrogáveis, precisamos passar por eles. Problemas não são problemas, só provas, e se formos aprovados nelas, cresceremos, subiremos de nível. Se a vida são oportunidades de crescimentos, negar provas é negar a vida, é fazer da existência uma inutilidade. Não é fácil, mas estejamos felizes com as provações, elas não tornam melhores, dão razão às nossas vidas, motivos para nos orgulharmos depois. 
      O que é sempre provado não são nossas fraquezas, nossa reputação, nossa resistência ou nossa paciência, mas nossa fé, se conseguimos passar por uma prova do jeito certo, em paz. Temos paz quando sabemos e fazemos a vontade do Senhor, vendo além de nós, além dos outros, vendo o plano de Deus. Nesse plano provas se tornam conquistas, que muitas vezes não temos ciência que existem no momento que estamos passando pela prova. Contudo, se nossa fé tem origem e fim em Deus, perseveramos, achamos forças para esperar para saber porque fomos provados, no final seremos seres humanos mais fortes. 
      Faltar na aula no dia da prova só retarda nossas jornadas, e muitos fazem isso alegando terem coisas mais importantes a fazer. Dessa forma tantos trabalhando como loucos, mais que precisam, não só para para terem vidas materiais dignas, mas workaholics, viciados em atividades, que não acham tempo livre para enfrentarem suas vidas pessoais. Assim, temos pais ou mães de famílias que nunca têm tempo para esposas ou esposos e filhos, temos pastores que não saem de templos, mas que nunca conheceram a real vontade de Deus para suas vidas. Por quê? Porque fogem das provas para se sentirem sempre aprovados. 
      Existem muitas pessoas que nunca perderam uma batalha, mas porque nunca participaram de uma, passaram a vida fugindo delas, e por isso perdem a guerra da vida ainda que exibindo para muitos uma aparência de vitoriosos. As igrejas estão cheias de gente assim, também a classe empresarial, quem não se expõe às provas de Deus tem tempo de sobra para fazer outras coisas. Por isso muitos prósperos e trabalhadores incansáveis serão julgados como ociosos na eternidade, fizeram de tudo, menos o que deviam fazer para terem crescimento moral e espiritual, para cumprirem a missão que Deus lhes deu no mundo.
      Muitos acumularam bens, mas nunca aprenderam a amar, receberam honras, mas nunca exerceram misericórdia, se deram até à morte, mas nunca foram generosos com aquele que estava perto deles, que só precisava de silenciosa paciência para ser ouvido. Que o Senhor tenha misericórdia de nós, abra nossos olhos espirituais, para que vejamos nosso tempo no plano físico sob as relevâncias corretas. Não fujamos do que pode nos quebrar, é melhor sermos quebrantados hoje e aqui, que sermos humilhados depois, sem que tenhamos oportunidade para nos erguermos do jeito certo, aprovados pelo Altíssimo Deus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário