quinta-feira, março 04, 2021

Trabalhar para ser virtuoso

     “O galardão da humildade e o temor do Senhor são riquezas, honra e vida.Provérbios 22.4

      Riquezas, que de fato nos abençoam e permanecem, não são adquiridas gratuitamente, é preciso muito trabalho para poder ter direito a elas, virtudes são riquezas, morais e espirituais, que por fim beneficiam nossas vidas materiais. Quando Deus nos salva por Cristo e nos sela com o Espírito Santo, ele nos perdoa e nos dá direito a um lugar melhor com ele na eternidade, assim não só achamos prazer no bem e na paz como ganhamos capacidade para sermos bons e pacíficos, obedecendo e louvando a Deus e seguindo em santidade. 
      Contudo, apesar de obtermos esse discernimento na luz, não retemos rapidamente as virtudes de maneira mais plena, é preciso tempo para que nossa alma, pensamentos e sentimentos, acostumados aos hábitos e vícios do velho homem, pratiquem aquilo que nosso novo homem interior entendeu em nosso espírito. Só seguramos as virtude com trabalho, e esse trabalho pode demorar muito tempo para muitos de nós, até que um dia de fato possamos gozar as riquezas, a honra e a vida que advêm da humildade e do temor do Senhor. 
      A grande virada em nossas vidas começa na humildade, que assume erros com responsabilidade individual, não pondo a culpa deles nos outros ou tentando se convencer que eles não existem. É preciso que sejamos honestos com nós mesmos, nos aceitando por completos, sem concessões, crendo que em Deus possamos ser melhores, ainda que muitas vezes tendo errado muito e por muito tempo. Deus, contudo, não nos mede pelo passado, mas por uma escolha certa que fazemos naquilo que representa o agora em nossas vidas. 
      Que importa que outros levaram menos tempo para acertar, e mesmo isso pode ser uma ilusão, já que alguns são especialistas em tentar enganar o universo, quem conhece cada um e seu tempo é o Senhor. Sabe por que não importa? “Porque vale mais um dia nos teus átrios do que mil” (Salmos 84.10a), e os átrios do Senhor na nova aliança não são a construção do templo físico de uma igreja cristã, mas uma vida em comunhão com o Senhor. Pode demorar décadas para entendermos, mas quando aprendemos a felicidade faz valer a pena.
      Não se canse e nem desista, aprender a ser humilde e andar com temor a Deus dá trabalho, cada um de nós deve administrar a personalidade, o caráter, a estrutura emocional, mesmo as enfermidades e limites físicos, erguendo a cabeça e olhando para Deus. “Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz e siga-me” (Mateus 16.24b), sim, existe uma cruz que os homens devem carregar, não é a que salva, mas a que conduz pela vida eterna, é bem menor que a de Cristo, mas devemos levá-la, com humildade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário