sexta-feira, março 19, 2021

Poder da oração

      “A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.Tiago 5.16b

      O senso comum resume a vida cristã em crer, orar e agradecer, por isso fé, oração e louvor são conceitos tão promovidos nas igrejas. Fé é intenção, convicção sentida e mente que visualiza o que ainda não existe, louvor pode ser reduzido a uma experiência física e emocional, palavras, gestos e dança, por isso é tão vendido e suporta tantos ministérios. Oração, contudo, é mais abrangente, da reza católica que só repete textos decorados e assemelha-se a evocações mágicas, ao quente clamor pentecostal quase irracional ainda que espiritualizado, passando por longos monólogos protestantes recheados de teologia e tendendo à frieza, cada ser humano acha um jeito de falar com o divino. 
      Que tipo de prece Deus ouve? Todos os tipos, Deus sempre procura a intenção, é ela que produz a fé que o encontra, ela é o conteúdo, ainda que no formato de reza, clamor, oração etc. Contudo, podemos crescer, podemos amadurecer e aprendermos o jeito mais eficiente e inteligente de orar, que além de achar o Senhor nos cura emocionalmente, nos ilumina mentalmente e nos eleva moralmente. Uma oração espiritual é aquela que nos equilibra por inteiros e prova uma comunhão com Deus sem véus. Evoluir espiritualmente, contudo, é escolha, nem todos querem, nem todos acham que é necessário, para muitos basta uma religião protocolar que lhes alivie de culpas e medos. 
      Temos a tendência de procurar fórmulas, listas de passo a passo para fazer as coisas, que nos livram de esforços só lendo os itens e seguindo, quase maquinalmente, saiba que evolução espiritual não se adquire com fórmulas. Veja que se existe uma fórmula é porque em algum momento ela funcionou para alguém, que então anotou-a no papel ou no computador e na melhor das intenções compartilhou com outras pessoas. Os pregadores fazem isso, este que você escreve, também na melhor das intenções, tenta fazer isso nos textos postados aqui. Mas entenda algo, a melhor fórmula é aquela que você recebeu em primeira mão de Deus, e creia, ela funciona só para você, e mais, só uma vez. 
      A oração do pai nosso (Mateus 6.9-13) é uma fórmula? Pode ser usada como tal, e muitos dizem que com mais propriedade, visto ter sido entregue pelo próprio Cristo, contudo, Jesus a ensinou como sendo uma relação de princípios, não como palavras mágicas com um poder especial. A capacidade de ligar o homem a Deus está nos conceitos que ela contém, nos quais os homens devem refletir, aprofundarem-se para então produzirem intercessões pessoais, não simplesmente repetirem só porque está no evangelho. Aquele que pretende amadurecer em Deus, ir além da infância espiritual, deve se libertar de fórmulas, de todas elas, e deixar-se guiar pelo vivo e único Santo Espírito de Deus.
      Cada experiência espiritual com Deus é diferente, cada vez que buscamos o Senhor temos que achar algo novo, isso dá trabalho, isso nos faz pensar, sentir, crer, descansar, calar e então ouvir. Muitos até começam bem, mas num determinado momento de suas vidas se cansam de buscar, muitos não medem esforços para trabalhos físicos e mesmo intelectuais, aqueles que outros homens podem ver, mas para a obra espiritual de conhecer a Deus se enfadam facilmente. Por isso tantos se afastam do Senhor, deixam de provar sua cura e seu consolo e passam a usar fórmulas, e algumas são sofisticadas, para satisfazerem a vaidade do orgulhoso que não se quebranta diante de Deus. 
      A oração de poder é aquela que liga a mais pura intenção do nosso homem interior à vontade mais alta de Deus, quando conseguimos fazê-la sentimos algo diferente dentro de nós, aqueles que já entraram madrugada adentro com algo que achavam de impossível solução e então acharam de Deus resposta sabem do que falo. Quanto mais andamos com Deus mais fácil fica achá-lo? Não, não posso iludi-lo com outra resposta, na verdade fica mais difícil, sabe por quê? Porque o Esprito Santo nos atrai sempre para mais alto, crescimento espiritual não tem fim e o descanso só existe instantes depois que um novo nível é alcançado, Deus conhece os limites do templo do Espírito, nosso corpo. 
      Entretanto, assim que um tempo passar, se tornarmos a buscar o Senhor seremos atraídos para uma posição mais alta, exigindo de nós mais fé, santidade e humildade. Mas calma, não se desespere, esse crescimento tem benefícios, autoridade sobre o mal, capacidade para interceder pelos outros, um amor que nos compunge e que nos revela nossa principal missão no universo, porque na verdade o único motivo pelo qual Deus nos eleva é para que sejamos servos melhores. Quanto mais crescemos espiritualmente mais pequenos nos achamos, se alguém teve uma experiência espiritual e se sentiu mais poderoso para defender seus direitos, é porque essa experiência não foi com o Espírito de Deus.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário