sexta-feira, março 12, 2021

Lucidez para achar coerência

      “Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de DeusColossenses 1.10

      Andar com o Deus verdadeiro é andar na luz e andar na luz é andar com lucidez, procurando e achando coerência entre crença e prática, se isso não ocorrer cairemos no vício de sermos meros religiosos. Há quanto tempo você é cristão? Há quanto tempo frequenta uma igreja evangélica? Você tem experimentado mudanças em tua vida? Tem se transformado num ser humano melhor, como cidadão, como profissional, como esposo, como pai, como filho, como irmão, como homem ou como mulher? Ou até mudou no início, se adaptou à doutrina básica cristã, mas ainda guarda no coração questões não solucionadas, e estão assim, não por não terem solução, mas porque você simplesmente tem tentado não pensar muito nelas? 
      O tema desta reflexão foi bastante pensado na série “Reavaliemos nossas crenças”, mas vai aqui outro apelo, de alguém que caminha com Deus desde que adquiriu consciência das relevâncias espiritualidade e pecado, isso já tem uns cinquenta anos. Meu caminho não foi fácil, vencer vícios, fraquezas e feridas afetivas demorou e custou um preço caro, mas por algum motivo Deus viu boa sinceridade no meu coração, juntou isso a uma misericórdia sua sem limites, e me fez chegar a um momento atual de vitória e felicidade em todas as áreas de minha vida. Nesse caminho muitos até hoje não me perdoaram e ainda me veem como fui, não como sou, mas o que importa é que achei paz em Deus, cura verdadeira e profunda.
      Mas preciso ser honesto, meu processo de transformação ocorreu porque provei o evangelho genuíno de Jesus, foi uma experiência direta e pessoal com o Senhor, nas mudanças mais importantes igrejas e cristãos pouco se envolveram. Fui bênção nas igrejas pelas quais passei, mas quando estava bem, quando não estava foi só o Senhor que me entendeu e meu ajudou. Não digo isso com mágoa no coração, acreditem, hoje sei que a maioria das pessoas que fazia e faz parte das igrejas em que participei também precisava de ajuda, e algumas mais do que eu. A diferença entre muitas delas e eu é que se acomodaram, aceitaram suas condições de não resolvidas e se transformaram só em religiosos, até bons religiosos, mas apenas isso.
      É preciso lucidez para procurarmos coerência entre o que cremos e o que praticamos, e se não acharmos entendermos que algo está errado, em nós ou naquilo que aprendemos nas igrejas. Deus nunca está errado, o que pode estar errado é o que achamos ser Deus e não é, não podemos desistir, Deus não desiste de nós, o que começou em nossas vidas terminará, desde que permitamos que ele trabalhe. Permitimos obedecendo sua voz, que muitas vezes não está naquilo que homens em igrejas nos dizem, mas repito, não fique magoado com homens em igrejas, cada um dará satisfação pelo que recebeu de Deus e pelo que fez com isso para abençoar a si e aos outros, importa entendermos que Deus usa igrejas, mas igrejas não são Deus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário