segunda-feira, outubro 18, 2021

Golpe de direita? (18/31)

      “Como águas profundas, são os propósitos do coração do homem, mas o homem de inteligência sabe descobri-los.” 
Provérbios 20.5

      Vi recentemente, no programa #Provoca do genial Marcelo Tas na TV Cultura, uma entrevista com o fotógrafo e correspondente de guerra André Liohn que me chamou a atenção, que estava no momento da entrevista no Brasil fotografando a pandemia. Um profissional acostumado com cenário de guerra documentando uma doença no Brasil, por quê? Uma pandemia não deveria ser uma guerra, o corona vírus não é um ser inteligente, não pode escolher lutar, não faz decisões morais, ele age por instinto.
      Contudo, um presidente com uma má formação militar, e isso precisa ser dito para não generalizarmos os militares nivelando-os por esse “capitão”, é insensível com a morte de tantos, opinou o fotógrafo, deixando que pessoas morram quando não dá orientações para conter a pandemia, como uso de máscara e isolamento social, e não decide a tempo pela compra de vacinas. Parece que ele intencionalmente quer levar o país ao caos, decretar um estado de guerra, para poder agir como se pode agir nesse estado. 
      O presidente se isenta das mortes quando diz que existe uma pandemia, que não adianta fazer lockdown porque muitos morrerão de um jeito ou outro, e que a culpa é do vírus, não dele. Mas seria isso para que o país se desestabilizasse e ele pudesse agir, como algumas vezes já ameaçou fazer dizendo “tudo tem limite” e com o que ele chama de “meu exército”, com o argumento que não está fazendo o que quer, mas o que precisa fazer, para controlar o caos social provocado pelo desemprego e crise econômica? 
      Não é justo afirmarmos sem termos mais conhecimento que algo é intencional, e muito mais sério é julgarmos o presidente da república de nosso país, seu cargo merece de todo brasileiro pleno respeito. Contudo, como se diz, quando algo cheira como um gambá, tem cor de gambá, se move como um gambá, tem tamanho de gambá, é muito provável que seja um gambá. Tomara que não seja isso que esteja acontecendo em nosso país, tudo já está sendo muito triste e não tem que ficar pior ainda. 
      Sabemos que grande parte da mídia é contra o atual presidente, sabemos que muitas de suas militâncias são bandeiras de evangélicos e esses sempre são odiados por muitos, sabemos que de um jeito ou de outro ele teria dificuldades, principalmente propondo-se fazer uma administração sem corrupção. Nem vou fazer a narrativa se ele é ou não corrupto, mas pergunto, por que ele tem tanta necessidade de ser beligerante? E sua violência não é só deselegância ou falta de educação, mas conduta inapropriada ao cargo. 
      Mas ainda que estivesse pensando na economia do país, por que é tão negacionista com relação à ciência? Para agradar seus eleitores? Mas ainda assim ele podia ter levado mais a sério a pandemia, principalmente em seu início, enquanto que o que ele faz é profetizar o caos. Mas ele quer evitar o caos ou incita-lo? Contudo ele não nega só a ciência, se põe também contra a ecologia, populações indígenas, importantes parceiros econômicos do Brasil, como a China por causa do sistema político dela.
      O que nos deixa estarrecidos são os movimentos que o atual presidente faz colocando militares em muitos cargos, assim como sua militância a favor de porte generalizado de armas e dos CACs. Nunca houve dúvidas que a eleição desse presidente era agenda de militares, que estavam com direitos relegados a segundo plano nos últimos governos de esquerda. Isso foi feito de forma democrática? Sim. Mas quando tentamos entender tudo isso não podemos negar que nos vem à mente um cenário de golpe de direita. 
      Essa teoria diz que pode haver uma intenção por parte do atual presidente, de levar o país ao caos, para que ele tenha um álibi para um golpe militar como único jeito de se controlar esse caos, onde, então, o atual presidente poderia permanecer no cargo por tempo indeterminado. Isso interessa a alguém? Infelizmente interessa a muitos brasileiros. São maioria? Não, e depois de muitos, que até votaram nele, terem visto o que ele fez em seu mandato essa quantidade diminuiu, mas poucos podem fazer muito barulho. 
      Mas como opinou o corresponde de guerra citado no início dessa reflexão, a solução é não permitirmos o caos, fazemos isso sendo cristãos verdadeiros, ajudando os necessitados e não sendo “exército” de ditador. Contudo, se nós permitirmos sermos envolvidos nessa militância estúpida que está ocorrendo principalmente nas redes sociais, correremos o sério risco de sermos manipulados e concorrermos para o caos. Eu não posso dizer com certeza qual é a intenção do atual presidente, você pode? 
      A verdade é que sabemos que existem muitos interesses que se opõem a muitos outros interesses, de todos os lados, quem está sendo, ou não, manipulado por quem é difícil dizer. Mas cristãos, isso nem nos interessa, é coisa do mundo, só serão enganados os que escolherem fazer parte desse jogo sujo. Eu não quero fazer parte, meu lado não é na esquerda e nem na direita, mas em Deus, Deus sempre tem o melhor para nós e da melhor forma, sem confusão, quanto à intenção no coração do homem, Deus sabe.   

Está é a 18ª parte do estudo
“Militou errado!” dividido em 31 partes,
para um melhor entendimento, 
se possível, leia o estudo na íntegra.

José Osório de Souza, março de 2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário