domingo, outubro 03, 2021

Preconceito na história (3/31)

      “Vós, servos, sujeitai-vos com todo o temor aos senhores, não somente aos bons e humanos, mas também aos maus. Porque é coisa agradável, que alguém, por causa da consciência para com Deus, sofra agravos, padecendo injustamente. Porque, que glória será essa, se, pecando, sois esbofeteados e sofreis? Mas se, fazendo o bem, sois afligidos e o sofreis, isso é agradável a Deus.” 
I Pedro 2.18-20
      “Peço-te por meu filho Onésimo, que gerei nas minhas prisões; o qual noutro tempo te foi inútil, mas agora a ti e a mim muito útil; eu to tornei a enviar.” “Porque bem pode ser que ele se tenha separado de ti por algum tempo, para que o retivesses para sempre, não já como servo, antes, mais do que servo, como irmão amado, particularmente de mim, e quanto mais de ti, assim na carne como no Senhor? Assim, pois, se me tens por companheiro, recebe-o como a mim mesmo.” 
Filemom 1.10-11, 15-17

      Um fator que temos que considerar, é que muitas violências e injustiças foram cometidas em outros tempos. O ser humano era diferente, tinha níveis de inteligência intelectual, moral, afetiva e social, inferiores aos de nosso tempo, estava contido num processo histórico que legitimava certos costumes. Escravidão foi parte da sociedade por séculos, ainda que a escravatura de africanos tenha características diferentes daquela praticada, por exemplo, por gregos e romanos. Uma sociedade pré-industrial crescia fazendo guerras, usando os derrotados como mão de obra, e nessa sociedade homens saiam, guerreavam e faziam o trabalho na terra, enquanto as mulheres tinham que ficar, gerar filhos, administrar família e casa.
      Por favor, não me entendam errado, mas tentemos ser mais lúcidos, em todos os tempos da humanidade existiram seres humanos maus e seres humanos bons, patrões cruéis e patrões justos, assim existiam fazendeiros de bem que mesmo num sistema de escravidão, que hoje temos consciência do quão injusto era, procuravam fazer seu trabalho com alguma humanidade. As pessoas se adaptam, as mulheres se adaptavam a uma sociedade onde o costume era os pais escolherem de antemão maridos para elas, e não pense que todas as mulheres eram extremamente infelizes por causa disso. Ocorre que chega um momento que a consciência evolui, e aí as coisas não podem mais seguir iguais, precisam mudar e para melhor. 
      Uma criança não é infeliz por ser tratada como criança, mas há maneiras justas e injustas de se tratar uma criança, contudo, se um adulto for tratado como criança, mesmo de maneira justa, ele não se sentirá bem, cada coisa para seu tempo e sempre do jeito adequado. Se estudarmos um pouco de história mundial veremos o quanto a humanidade mudou, quanto algumas coisas terríveis foram deixadas para trás, aqui no blog temos falado bastante sobre a história do cristianismo e todas as atrocidades que a igreja católica cometeu. Não pensemos que com isso a grande maioria da sociedade não era feliz, ela levava sua vida normalmente, a maioria nem tinha consciência que algo terrível estava sendo feito em nome de Deus. 
      Junto de militância outra palavra em voga é vitimizar, o grande problema de quem se vitimiza é que só vê o seu problema, mais nada, vitimização não é uma disposição justa, madura, mas infantil e egoísta. Uma coisa não exclui a outra, não é porque há vitimização por um motivo que não se deva militar pelo mesmo motivo, mas o que milita deve ter consciência da nobreza de sua causa, que ela vai muito além de uma dor pessoal. Contudo, é difícil, injusto e até desumano, exigir de quem sofre um preconceito que seja maduro para separar as coisas, a vitimização nesse caso é inerente. Talvez não sejam os oprimidos que devam ser prioritariamente melhores, mas humildemente os herdeiros dos opressores, como obrigação civilizatória.
      Tem gente militando errado? Mais por vitimização que por justiça, mais por vingança que para trazer um bem que beneficiará não só os oprimidos, mas toda a sociedade, não só os afrodescendentes, mas os brancos, não só as mulheres, mas os homens, não só os héteros, mas os de demais sexualidades? Sim! Mas é injusto exigir do doente que luta por direito de tratamento, que se porte com a mesma saúde que aqueles que estão sãos e fora do hospital. Não são os militantes que têm a obrigação de melhorar, são os outros, que desfrutam de situações privilegiadas, que não sofrem com preconceitos, e que por não serem opressores ativos, se sentem no direito de serem passivos na militância. O problema é nosso, não deles! 
      O texto inicial de Pedro é um exemplo bíblico de que nem personagens bíblicos iam contra os costumes de seus momentos históricos, mas a carta de Paulo a Filemon é exemplo de um testemunho pessoal disso. Fala sobre Onésimo, um escravo fujão, que convertido a Cristo precisava voltar a Filemon, seu senhor, que já era convertido e que recebe de Paulo orientação para aceitar o servo, agora não só como tal, mas também como irmão. Por ter se tornado cristão, Onésimo não ganhou direito de não ser mais servo, antes a obrigação de ser um escravo melhor. Esse conhecimento é relevante para que cristãos aceitem que a Bíblia não deve ser transportada ao pé da letra para a sociedade atual, principalmente em termos de costumes.
      Escritores do cânone bíblico não eram revolucionários ou militantes sociais e políticos, eram apenas homens de seus tempos com experiências com Deus. Por outro lado, não cristãos não devem tomar isso como exemplo da Bíblia apoiar escravatura, não é com o costume social que é respeitado, ainda que seja ultrapassado hoje, que devemos aprender, mas com o princípio moral, e esse é justamente o ponto que muitos hoje querem desprezar. Muitos querem liberdade e respeito, mas não querem ser humildes e misericordiosos, assim levantam bandeiras corretas, mas com os corações fragmentados. Bandeiras assim não se sustentam, não por falta de verdade nelas, mas pela fraqueza moral dos que as tentam empunhar. 

Está é a 3ª parte do estudo
“Militou errado!” dividido em 31 partes,
para um melhor entendimento, 
se possível, leia o estudo na íntegra.

José Osório de Souza, março de 2021

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