quinta-feira, outubro 21, 2021

Micaías: coragem para militar só (21/31)

      “Disse mais Jeosafá ao rei de Israel: Peço-te, consulta hoje a palavra do Senhor. Então o rei de Israel reuniu os profetas, quatrocentos homens, e disse-lhes: Iremos à guerra contra Ramote de Gileade, ou deixarei de ir? E eles disseram: Sobe; porque Deus a entregará na mão do rei. Disse, porém, Jeosafá: Não há ainda aqui algum profeta do Senhor, para que o consultemos? Então o rei de Israel disse a Jeosafá: Ainda há um homem por quem podemos consultar ao Senhor; porém eu o odeio, porque nunca profetiza de mim o que é bom, senão sempre o mal; este é Micaías, filho de Inlá. E disse Jeosafá: Não fale o rei assim.” 
      “E o mensageiro, que foi chamar a Micaías, falou-lhe, dizendo: Eis que as palavras dos profetas, a uma voz, predizem coisas boas para o rei; seja, pois, também a tua palavra como a de um deles, e fala o que é bom. Porém Micaías disse: Vive o Senhor, que o que meu Deus me disser, isso falarei.” “Então disse ele: Vi a todo o Israel disperso pelos montes, como ovelhas que não têm pastor; e disse o Senhor: Estes não têm senhor; torne cada um em paz para sua casa. Então o rei de Israel disse a Jeosafá: Não te disse eu, que ele não profetizaria de mim o que é bom, porém sempre o mal?
II Crônicas 18.4-7, 12-13, 16-17

      Quem está certo? A mídia, os políticos ou os cristãos? A mídia não é nem de esquerda, nem de direita, apesar de muitos de direita acharem que ela é de esquerda e muitos de esquerda já terem achado que ela era de direita. Apesar da mídia estar se opondo a um presidente de direita, a própria Rede Globo apoiou o golpe de 1964 e nunca apoiou o líder mais proeminente de esquerda que o Brasil teve. Mas hoje ela é humanista, diz estar do lado do povo, saída esperta, governos mudam, mas sempre haverá seres humanos para consumirem novelas, futebol, carnaval, fast-food e refrigerantes.
      A direita, que se manteve calada sob o remorso da ditadura militar, acordou, mas está mal representada hoje no Brasil, isso estabeleceu um embate que vai continuar. Já a esquerda, de mais cinquenta anos de luta e de três mandatos e meio de presidentes (sem contar dois centro-esquerda), se calou por causa da corrupção, mas ela tem um passado histórico anticristão. Isso leva muitos cristãos a se posicionarem contra a esquerda e a favor de qualquer direita, mesmo de uma extrema. A pandemia da Covid 19 é uma terrível realidade, e quem está certo é a ciência, a única que poderá curá-la. 
      Quanto a eu e você não podemos ser manipulados por ninguém, mesmo que muitos cristãos achem legitimidade na fala de um presidente que se diz contra a globalização, a China e a mídia, porque diz que essas são ferramentas nas mãos do anticristianismo preparando um golpe apocalíptico contra os cristãos. Não, meus queridos, repito, precisamos reavaliar apocalipse e final dos tempos, as coisas não acontecerão como muitos acham que acontecerão, ainda que muitos poderão ser enganados por falsos cristos. O humilde achará na luz mais alta de Deus o discernimento para seguir.
      Uma coisa é certa, haverá um grande engano no final, e nem digo no final do mundo, mas no final de uma fase do mundo. Muitos cristãos acham saber o que será esse engano, mas se soubessem ou não seria um engano ou estariam prontos para ele, mas não estão, e se preparam para a guerra errada. Que profeta estava certo no antigo testamento, quando a nação de Israel tinha se afastado de Deus e por isso estava sendo disciplinada em um cativeiro, o profeta que dizia que Israel teria vitória se fosse à guerra ou o que dizia, ainda que temendo pela própria vida, que Israel seria derrotada e humilhada?
      O Brasil já vinha numa situação de queda moral, de corrupção política, de guerra do tráfico e de milícias, assim, apesar da grande quantidade de cristãos nos templos, o país não estava agradando a Deus. Com o agravante da pandemia não pode haver vitória, não quando muitos cristãos escolheram como líder alguém que representa, não a vontade de Deus, mas a intenção desviada de seus corações, que quer um reino de Deus no mundo e não no céu. Não, meus queridos, esse presidente não conduziu um exército à vitória, mas à derrota, isso já está claro desde o início de seu mandato. 
      Precisamos de coragem para militar por Deus e em Deus, como o profeta Micaías. Esse, a princípio até tentou enganar o rei Jeosafá (II Crônicas 18.14-15), deu a profecia que o rei queria ouvir com medo de morrer e de ir contra a opinião de tão grande maioria de homens que se diziam profetas. Mas sua reputação o precedia, o rei sabia que Micaías era profeta de verdade, mas penso que o rei também não havia crido nos quatrocentos, já devia ter sentido que por não andar certo não tinha aprovação de Deus e não seria vitorioso. Então Micaías disse a dura verdade, Israel não venceria a peleja. 
      Talvez, como nunca antes tenha acontecido, vivamos um momento em que temos que ajudar os outros, não podemos depender só de planos do governo. Muitos, ainda que numa situação difícil, estão com mais condições de viverem vidas mais controladas para poderem ajudar quem não tem nem o que comer. Não tem outro jeito de sairmos da situação, em que a pandemia nos levou, com alguma dignidade. Mas também precisamos nos posicionar, não a favor de políticos, mas do bom senso, mostrando com amor que o problema é sério e que o governo precisa parar de militar errado! 

Está é a 21ª parte do estudo
“Militou errado!” dividido em 31 partes,
para um melhor entendimento, 
se possível, leia o estudo na íntegra.

José Osório de Souza, março de 2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário