segunda-feira, agosto 01, 2011

Deus mudará tua sorte

      “Ele muda as épocas e as estações, destrona reis e os estabelece. Dá sabedoria aos sábios e conhecimento aos que sabem discernir” Daniel 2:21

      Tolo o homem que não conhece a Deus, pode até possuir religião e princípios morais, pode até pensar que não faz mal a ninguém, mas na verdade exerce somente honra e justiça próprias, não de Deus. Esse não busca o discernimento do altíssimo nas madrugadas e não se arrepende, porque não acha que está errado. Tolo o homem que exerce poder achando que nunca nada e nem ninguém vão defrontá-lo com o juízo eterno. Tolo o que se esconde atrás dos erros dos outros e que se inclina para ídolos.
      Tolo o que acorda nas manhãs e diz: “por minha justiça repousei e por minha força me levantei, o trabalho das minhas mãos e somente ele me dá o retorno de prosperidade que mereço nesta vida”. Tolo, quantas surpresas a vida reserva, quantas enfermidades o tempo esconde, quantos confrontos com outros homens como ele, poderão roubar sua alegria arrogante e sua posição nos reinos deste mundo. Tolo é por pensar que age sozinho e que não deve satisfação a ninguém pelo que faz.
      O tempo para o que caminha com Deus é de dor, de disciplina, de humilhação e de faltas, muitas vezes, mas esse tempo ruim é curto. Logo seu Senhor se levanta e julga sua causa, pois Deus conhece o seu limite. O dia então muda, ilumina-se, finda-se o inverno e um verão repleto de vitória é manifesto. O homem tolo, que achava ter calcado o filho de Deus, destruído para sempre, então é julgado, e a seu rosto de ferro, que parecia impiedoso e implacável, quebra-se, como uma estátua de gesso roto.
      A vitória então é duradoura e as surpresas são boas, para o que caminha com Deus. A tribulação só o faz melhor, mais parecido com seu pai. Para o tolo não, o triunfo dura pouco e as surpresas são sempre armadilhas e violência. O que anda com Deus descobre os mistérios da vida, enquanto é provado, quando se dedica mais à oração e à leitura da palavra de Deus. Ele aprende e cresce na luta.
      O tolo só encontra enfado e cansaço em todos os conselhos que buscou em livros e discursos. Todo o positivismo e fé em si mesmo não o livrarão quando Deus resolver agir e abençoar o que caminha com o Senhor. Tudo o que o tolo fez em segredo, com sua língua sedutora e mentirosa, vem à tona, é contado nos montes, para que todos saibam que ele agia com maldade no coração. Sua vergonha é grande e duradoura.
      Filho de Deus, não se canse de fazer o bem, de querer o bem, de perdoar e de distribuir misericórdia e perdão. Deixe sua causa aos pés de Deus e espere, suas lágrimas serão secadas, e seu choro se transformará em graça e satisfação. Livre-se de toda a vingança, de toda a ira, de toda a inveja, equilibre sua fé, aguarde. Grandes coisas teu Deus fará, e você o glorificará com um novo coração. Sim, porque tudo o que teu Deus permite em tua vida é para transformar teu coração. Deus te dará um coração de carne, sensível, que anda com temor, que pensa antes de falar, que não se levanta para fazer ciladas contra o justo, que não guarda o pecado mas confessa e deixa-o.
      A tua honra será exaltada, ó homem que caminha com Deus, e acharás descanso para os dias de trabalho e de espera no Senhor, descanso eterno, privilégio que somente o justo tem. Quanto ao tolo, você não ouvira falar dele nunca mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário