quarta-feira, agosto 17, 2011

Atrevidos?

Furioso, Nabucodonosor mandou chamar Sadraque, Mesaque e Abede-Nego. E assim que eles foram conduzidos à presença do rei, Nabucodonosor lhes disse: "É verdade, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que vocês não prestam culto aos meus deuses nem adoram a imagem de ouro que mandei erguer? Sadraque, Mesaque e Abede-Nego responderam ao rei: "Ó Nabucodonosor, não precisamos defender-nos diante de ti. Se formos atirados na fornalha em chamas, o Deus a quem prestamos culto pode livrar-nos, e ele nos livrará das suas mãos, ó rei. Mas, se ele não nos livrar, saiba, ó rei, que não prestaremos culto aos seus deuses nem adoraremos a imagem de ouro que mandaste erguer".”, Daniel capítulo 3, versículos 13-14 e 16-18.

      “Não precisamos defender-nos diante de ti”, outra versão diz “Não necessitamos de te responder sobre este negócio”, abusados, os três amigos de Daniel? Atrevidos? Crentes, isso sim, de que Deus poderia livrá-los da fornalha. Mas mais que isso, mesmo que Deus nos os livrasse, ainda assim eles não adorariam a estátua construída por Nabucodonosor e permaneceriam fieis ao seu Deus.
      Que diferença do cristianismo de trocas e favores que muitas vezes vivemos com Deus, nos dias atuais. Chegamos mesmo, no alto de nossa insanidade e falta de temor, a intimarmos Deus para que ele nos livre. Então e só então nós o glorificamos. Se ele não nos livra ficamos derrotados, sem fé. E isso porque não fomos provados até a morte, como os amigos de Daniel.
      O livro de Daniel narra perigo atrás de perigo, que sofrem Daniel e seus três amigos, por terem o firme propósito de não se contaminarem com a religião e a sociedade pagã dos caldeus, dos medos e dos persas. Foi uma dificuldade atrás de outra, mas aquilo que aparentemente é uma destruição completa dos quatro, uma derrota, se transforma em uma grande vitória, e o final de Daniel e de seus três amigos se torna sempre melhor e mais honrado que o começo. Com isso o nome de Deus é glorificado, através do testemunho desses quatro jovens.

      “Disse então Nabucodonosor: "Louvado seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que enviou o seu anjo e livrou os seus servos! Eles confiaram nele, desafiaram a ordem do rei, preferindo abrir mão de suas vidas a que prestar culto e adorar a outro deus, que não fosse o seu próprio Deus. Por isso eu decreto que todo homem de qualquer povo, nação e língua que disser alguma coisa contra o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego seja despedaçado e sua casa seja transformada em montes de entulho, pois nenhum outro deus é capaz de livrar ninguém dessa maneira". Então o rei promoveu Sadraque, Mesaque e Abede-Nego a melhores posições na província da Babilônia.”, versículos 28-30 do capítulo 3 de Daniel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário