domingo, agosto 28, 2011

Que é a verdade?

Perguntou-lhe, pois, Pilatos: Logo tu és rei? Respondeu Jesus: Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz. Perguntou-lhe Pilatos: Que é a verdade? E dito isto, de novo saiu a ter com os judeus, e disse-lhes: Não acho nele crime algum”, João 18:37-38

      Jesus falava pouco, mas fazia muito, e antes disso, orava bastante. Que exemplo para gente como eu, um falador compulsivo, que sempre tem uma explicação na ponta da língua para tudo.
      Foi Pilatos, embasado nas acusações dos judeus, quem disse que Jesus era rei. Disse isso, porque para o judeu essa afirmativa se constituía em uma heresia, uma afronta à sua religião.
      Mas Pilatos, como um bom político, queria agradar a maioria mas era sensato. Jesus respondeu, como sempre, não à pergunta aparente, mas àquela verdadeira, que estava escondida atrás das palavras de Pilatos. Jesus disse que ele falava a verdade, não era um mentiroso como diziam os judeus. Ele tinha vindo para ser rei, e um rei muito maior que o líder política nacional que os judeus esperavam, um rei espiritual, para toda a humanidade, de todos os tempos.
      Porém, Pilatos encerra o diálogo com uma pergunta genérica, “o que é a verdade?” Para essa pergunta, parece-nos que não houve resposta, todavia é o próprio Pilatos quem responde depois, talvez sem ter consciência disso, quando afirma: “não acho nele crime algum”. O conhecimento da verdade não está ligado a explicações filosóficas e nem a definições científicas, mas à consciência moral, mais ainda, ao estado do homem interior.
      A resposta é que a verdade é Jesus, quem tem a verdade é aquele a quem não lhe pode ser imputado pecado algum. Para nós fica a herança, se temos Jesus, se temos o perdão em seu nome, não temos pecado a nos acusar, portanto temos a verdade. A verdade tem aquele que não tem sobre sua cabeça nenhuma acusação.
      É importante que tenhamos cuidado para afirmar entre as pessoas esse testemunho, que nós temos a verdade. Pode soar como loucura, como arrogância. Jesus teve cuidado para dizer isso, ele conhecia o coração das pessoas. Que o Espírito Santo nos oriente, para testemunhar sobre a verdade, no momento certo, para quem tem ouvidos para ouvir, sem ficar jogando pérolas aos porcos. Isso porque somente aquele que é da verdade ouve a voz de Jesus.

      "Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao pai senão por mim", João 14:6

Nenhum comentário:

Postar um comentário