sexta-feira, agosto 26, 2011

Em que lugar você está?

      O capítulo onze do livro de Números mostra-nos quatro lugares para estar, ou não:

1º. Nas extremidades do acampamento
2º. Na provação do deserto
3º. Na liderança do povo
4º. No meio do acampamento

      “Aconteceu que o povo começou a queixar-se das suas dificuldades aos ouvidos do Senhor. Quando ele os ouviu, a sua ira acendeu-se e fogo da parte do Senhor queimou entre eles e consumiu algumas extremidades do acampamento. Então o povo clamou a Moisés, este orou ao Senhor, e o fogo extinguiu-se. Por isso aquele lugar foi chamado Taberá, porque o fogo da parte do Senhor queimou entre eles.”, versículo 1 ao 3.

      Quem fica atrás, no fundo, nas beiras, geralmente são aqueles que não estão muito confiantes, que estão com um pé dentro e outro fora. Bem, esses foram queimados pela ira de Deus. É bom tomarmos uma posição firme, diante da vontade do Senhor, crendo em suas promessas e testemunhando, diante dos incrédulos, com coragem, sem medo.

      “Um bando de estrangeiros que havia no meio deles encheu-se de gula, e até os próprios israelitas tornaram a queixar-se, e diziam: "Ah, se tivéssemos carne para comer! Nós nos lembramos dos peixes que comíamos de graça no Egito, e também dos pepinos, das melancias, dos alhos porós, das cebolas e dos alhos. Mas agora perdemos o apetite; nunca vemos nada, a não ser este maná! "”, versículo 4 ao 6.

      O povo novamente murmurava contra Deus, ele não queria estar no deserto, mas no Egito. Aquilo que era para ser benção, a provisão do Senhor, estava enjoando o povo, o maná. Mas não era o maná que era enjoativo, era o tempo da provação no deserto que estava sendo muito longo. Estava longo porque o povo tinha se rebelado contra Deus e a viagem que era para demorar meses, demorava anos, o tempo suficiente para que a geração rebelde morresse no deserto. O maná não foi dado para ser consumido durante tanto tempo, por isso ficou enjoativo. O incrédulo come maná até morrer, mas à vezes só enjoando de maná é que a gente aprende.

      “E ele perguntou ao Senhor: "Por que trouxeste este mal sobre o teu servo? Foi por não te agradares de mim, que colocaste sobre os meus ombros a responsabilidade de todo esse povo? Por acaso fui eu quem o concebeu? Fui eu quem o trouxe à luz? Por que me pedes para carregá-lo nos braços, como uma ama carrega um recém-nascido, a levá-lo à terra que prometeste sob juramento aos seus antepassados? Onde conseguirei carne para todo esse povo? Eles ficam se queixando contra mim, dizendo: ‘Dê-nos carne para comer! ’ Não posso levar todo esse povo sozinho; essa responsabilidade é grande demais para mim.”, versículo 11 ao 14.

      Diante da murmuração do povo e da ira de Deus, Moisés se sentiu no lugar errado, estando na liderança, então reclamou para Deus. Não é bom desejar os extremos, principalmente posições superiores. Contudo, se Deus nos chama para a liderança, temos que aceitar isso com temor e sobriedade. Não adianta fugir da responsabilidade.

      “E o Senhor disse a Moisés: "Reúna setenta autoridades de Israel, que você sabe que são líderes e supervisores entre o povo. Leve-os à Tenda do Encontro, para que estejam ali com você. Eu descerei e falarei com você; e tirarei do Espírito que está sobre você e o porei sobre eles. Eles o ajudarão na árdua responsabilidade de conduzir o povo, de modo que você não tenha que assumir tudo sozinho. "Diga ao povo: Consagrem-se para amanhã, pois vocês comerão carne. O Senhor os ouviu quando se queixaram a ele, dizendo: ‘Ah, se tivéssemos carne para comer! Estávamos melhor no Egito! ’ Agora o Senhor lhes dará carne, e vocês a comerão.”, versículo 16 ao 18.

      Deus respondeu aos dois pedidos, à murmuração do povo por carne e a de Moisés, pedindo auxílio para liderar. A insistência de Israel foi tanta que o Senhor concedeu seu pedido, contudo, essa resposta, que não era o plano inicial de Deus, trouxe para o povo amargas consequências.

      “Mas, enquanto a carne ainda estava entre os seus dentes e antes que a ingerissem, a ira do Senhor acendeu-se contra o povo, e ele o feriu com uma praga terrível.”, versículo 33.

      Não é bom insistir num pedido que Deus está dizendo que não vai responder. Pela insistência, Deus até pode nos atender, mas pagaremos um preço por isso.

      “O Senhor desceu na nuvem e lhe falou, e tirou do Espírito que estava sobre ele e o pôs sobre as setenta autoridades. Quando o Espírito veio sobre eles, profetizaram, mas depois nunca mais tornaram a fazê-lo. Entretanto, dois homens, chamados Eldade e Medade, tinham ficado no acampamento. Ambos estavam na lista das autoridades, mas não tinham ido para a Tenda. O Espírito também veio sobre eles, e profetizaram no acampamento. Então, certo jovem correu e contou a Moisés: "Eldade e Medade estão profetizando no acampamento". Josué, filho de Num, que desde jovem era auxiliar de Moisés, interferiu e disse: "Moisés, meu senhor, proíba-os!" Mas Moisés respondeu: "Você está com ciúmes por mim? Quem dera todo o povo do Senhor fosse profeta e que o Senhor pusesse o seu Espírito sobre eles! "”, versículo 25 ao 29.

      Deus autenticou o milagre das codornizes com a unção do Espírito sobre a liderança. Essa liderança tinha ido para um lugar específico, longe do povo. Eldade e Medade, porem, ficaram em outro lugar, ao invés de junto da liderança, no acampamento. Mas nesse caso, o lugar onde permaneceram os dois, não estava errado. Moisés, já restabelecido, manso e sábio, exorta que ele ficaria feliz se todo o povo fosse como Eldade e Medade, profetas de Deus, cheios do Espírito.

      Em que lugar você está? Nas extremidades, na provação, na liderança ou profetizando no meio do povo? É importante que entendamos em qual lugar Deus nos pôs. Nas extremidades, junto dos rebeldes, incrédulos e carnais, dos mornos, que ficam em cima do muro, esse é o pior lugar, saia daí já. Se for no deserto, tenha fé, é somente uma fase temporária, seu destino é Canaã. Se for na liderança, exerça-a com cuidado, com amor, com paciência. Se for no meio do povo, que seja cheio do Espírito, tendo no coração sempre uma palavra ungida e cheia de graça para compartilhar com o povo de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário