quinta-feira, dezembro 13, 2012

Conhece-te a ti mesmo

     “Conhece-te a ti mesmo (do grego antigo: γνθι σεαυτόν, transl. gnōthi seauton; também conhecido pela tradução em latim, nosce te ipsum) é um aforismo grego que segundo a tradição estaria inscrito nos pórticos do Oráculo de Delfos, originalmente de Pítia, em Delfos, na Antiga Grécia.
Segundo algumas fontes a frase é atribuída a primeira pitonisa deste oráculo, Femonoe. É uma pedra-angular da filosofia de Sócrates e do seu método, a maiêutica, e é muito citado pelo filósofo nos relatos de Platão (Alcibíades, 128d-129) e Xenofonte (Memoráveis, IV, II, 26).
O oráculo do templo teria proclamado Sócrates o homem mais sábio na Grécia, ao que Sócrates terá respondido com a célebre frase: "Só sei que nada sei".” (Fonte: Wikipédia).

E nós cristãos, o que podemos aprender com isso? Sim, porque é preciso humildade para aprender não somente com textos bíblicos, mas com tudo o que há no mundo que está debaixo da mão de Deus. Conhecer a nós mesmos é saber o que cremos, no que cremos e porque cremos. Em Deus não há sombras ou incoerências, mas como há nas religiões e igrejas. Conheça sua fé, critique-a, ponha-a a prova, você se aproximará mais de Deus e se afastará mais da manipulação do homem enganoso que só deseja as riquezas e poderes desse mundo, e não as coisas de Deus.
 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário