domingo, dezembro 23, 2012

"Emocionalismo" e unção

Sobre o texto do site de Ricardo Gondim, "Emocionalismo é...": “Emocionalismo é um estado e uma condição em que as emoções estão descontroladas. As emoções estão no controle. Estão numa espécie de êxtase. E se emocionalismo é ruim, muito pior é a tentativa deliberada de produzi-lo. Portanto, qualquer esforço que deliberadamente tenta estimular as emoções, seja através de cânticos, ou fórmulas, ou qualquer outra coisa, ou, como vemos nos povos primitivos, através de danças e coisas assim – tudo isso, naturalmente é condenado pelo Novo Testamento. Jogar com as emoções é errado. É algo que é condenado através da Bíblia toda. As emoções devem ser constatadas através da compreensão, através da mente, da verdade. E qualquer assalto direto sobre as emoções é, necessariamente falso e inevitavelmente resultará em problemas” (Martin Lloyd-Jones em Avivamento).”

Não concordo com o texto, entendo a crítica sobre o descontrole, que pode levar à insanidade, e obviamente refuto qualquer espécie de manipulação. Mas vida real não funciona dessa forma, não para as pessoas que têm liberdade para interagir com a vida emocionalmente. Assim como é preciso usar a mente, se informar, ler, estudar, criticar, comparar, é preciso, sim, nem como cristãos, como seres humanos, sentir, com intensidade, e sim, a arte, a música, desperta emoções.
Mas mesmo alguns "exageros" são terapêuticos, curativos, na hora e no lugar certo. Jogos de futebol, concertos de rock, quanta emoção, e como se sai leve desses eventos depois. É claro que na privacidade de uma igreja, "soltar-se" para Deus, dentro das orientações de ordem e decência que Paulo deu em I Coríntios 14, é diferente de tudo, é consequência do mover do Espírito, é o céu na terra.
O que percebo, contudo, é que às vezes, os críticos mais radicais da liberdade, seja ela qual for, são exatamente aqueles que não conseguem administrar a liberdade, se a usassem perderiam o controle. Seguem trechos de II Samuel 6, se puder leia o capítulo inteiro, o “exagero” de Davi escandalizou a Mical:

4 E eles foram, levando-o com a arca de Deus, desde a casa de Abinadabe, que ficava na colina; Aiô caminhava adiante da arca. 5 Davi e toda a casa de Israel se alegravam perante o Senhor, com todo tipo de instrumentos de pinho, como também harpas, saltérios, tamboris, pandeiros e címbalos.
14 E Davi dançava com todas as suas forças diante do Senhor vestindo um colete de linho. 15 Assim Davi e toda a casa de Israel subiam, trazendo a arca do Senhor com júbilo e ao som de trombetas. 16 Quando a arca do Senhor entrou na Cidade de Davi, Mical, filha de Saul, estava olhando pela janela; quando viu o rei Davi saltando e dançando diante do Senhor, ela o desprezou no seu coração.
21 Davi, porém, disse a Mical: Foi perante o Senhor que me alegrei, perante aquele que me escolheu no lugar de teu pai e de toda a casa dele, estabelecendo-me por chefe sobre Israel, o povo do Senhor. Ainda me alegrarei perante ele. 22 Também me rebaixarei ainda mais e me humilharei aos meus olhos, mas serei honrado pelas servas de quem falaste. 23 E Mical, filha de Saul, não teve filhos até o dia de sua morte.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário